TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 2 Economia Brasileira Contemporanea

Trabalho Escolar: AD 2 Economia Brasileira Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  414 Visualizações

AD 1 – Economia Brasileira Contemporânea

Considerando o conceito de Milagre Econômico compare as taxas de crescimento anual do PIB total e do PIB industrial dos anos do Milagre Econômico Brasileiro (MEB) com as taxas do mesmo número de anos anteriores ao MEB

Durante o período anterior ao Milagre Econômico, observamos uma taxa de crescimento médio do PIB Total em 3,98% e do PIB Industrial em 3,68%.Estes valores representam um crescimento discreto da economia brasileira, se comparado ao período posterior. Podemos observar ainda que o crescimento industrial sofreu oscilações, com retrações no período., caracterizando um ciclo de conjuntura.

Durante o período do milagre econômico, houve um crescimento médio do PIB Total em 11,2% e do PIB Industrial em 13,3%. Cabe destacar as ações que favoreceram o quadro econômico evidenciado:

• Participação do Estado, com a extração de matérias primas para as industrias, nos setores que não interessavam `a iniciativa privada, eliminando assim os pontos de estrangulamento da produção industrial. O Estado também realizou investimentos na construção de vias de transporte, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção industrial.

• Concentração de renda, que permitiu o financiamento do consumo da produção e a construção de grandes empreendimentos pelo capital privado.

• Presença de capitais externos, atraídos pelas vantagens fiscais oferecidas pelo governo.

• Programa de exportação, estimulada pelo governo com a isenção de impostos e financiamentos com baixas taxas de juros aos exportadores brasileiros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com