TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre o conteúdo do artigo sobre empresas de tecnologia como IBM

Resenha: Respostas a perguntas sobre o conteúdo do artigo sobre empresas de tecnologia como IBM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Resenha  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO:

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.

Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta:

O grande diferencial é a flexibilidade e a adaptação às necessidades de mercado, o que não ocorre em uma organização burocrática que é cheia de regras e padronizações. Também se diferencia pela tecnologia a custos cada vez mais baixos, eficiência e agilidade no atendimento ao cliente.

Uma organização burocrática sem dúvida nenhuma não tem a flexibilidade de uma estrutura sem fronteiras; com um modelo mais solto, sem liderança, sem horários certos, ou seja, um profissional independente, sofrendo menos estresse sem pressão de chefia, interagindo mais na comunicação e motivação dos funcionários. Um funcionário feliz e satisfeito produz mais.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta:

O Google é uma empresa sem fronteiras, onde a pessoa tem liberdade de expressar suas ideias e opiniões onde há um relacionamento aberto, flexível misturando as brincadeiras em meio à seriedade da empresa.

Uma empresa que possibilita muitos recursos e benefícios para seus funcionários; pois possui sala de descanso, sala de jogos, academia, almoço gratuito, etc. Tudo para fazer o ambiente de trabalho uma segunda casa para seus funcionários.

O Google se utiliza da Teoria Contingencial, devido a sua flexibilidade e adaptação ao mercado não é considerada uma organização engessada, acompanha as mudanças do meio e está sempre se atualizando.

O “Google” é considerado a maior empresa na internet e gera lucro através da publicidade. A missão da empresa é ”organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.

A empresa abre oportunidades de emprego para o público jovem pelo fato de darem preferência à capacidade e criatividade do que a experiência.

Vejo o Google como gestão do conhecimento, ou seja, participativa.

O “Facebook” é uma rede social; onde as pessoas interagem entre si e colocam informações pessoais no seu perfil, fotos, vídeos, links, etc.

O Facebook também é usado para fazer recrutamento para empresas, ele é um site de relacionamento e muito usado por estudantes, jovens e universitários.

Através do Facebook podem ser feitas propagandas, debates, bate papo, discussões sobre viagens, músicas, jogos, política e religião.

Vejo o Facebook como gestão de pessoas.

A diferença que pude perceber entre as duas empresas é o Google como um site de busca e pesquisas e o Facebook como um site de relacionamento entre pessoas de várias faixas etárias do mundo inteiro.

As duas empresas apresentam flexibilidade e adaptações ao mercado estão sempre se atualizando e são meios de propaganda. Teoria Contingencial para ambas e gestão do conhecimento para Google e gestão de pessoas para Facebook.

Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]

b) [...] Segundo a consultoria americana Elance que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão” afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. ”Esse segmento, que responde pela maior parte de receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema [...].

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima.

Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores.

Comente sobre essa diferença.

Resposta:

a) Utiliza-se um discurso indireto, pois não cita a fala do autor e não possui voz de autoridade.

b) Utiliza-se um discurso indireto e apresentam as seguintes vozes de autoridade (segundo a consultoria americana Elance), (850.000) e (1,3 milhão).

c) Utiliza-se discurso indireto, possui as seguintes vozes de autoridade

(40 milhões de pessoas) e (segundo a Freelancers Union, sindicato desses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com