TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Micro Economia

Por:   •  19/2/2022  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o Auto do livro, Marcos Antônio Sandoval de Vasconcellos, a Economia é, de forma generalizada, a “Administração da coisa pública”, que também pode ser conhecida como uma ciência social na qual estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, com finalidade de satisfazer às necessidades humanas. O objetivo de estuda da ciência economia é puramente voltado a escassez de recursos, ou seja, como nós “economizaremos” esses recursos. A escassez surge a partir das necessidades humanas ilimitadas e da restrição física de recursos. Para resolver essa escassez o autor sugere que todas as sociedades escolher o que irá fazer dentro de três perguntar retóricas, sendo elas: O que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir. A resposta para cada pergunta ele responde dizendo que seria pelo tipo de Sistema econômico escolhido pela sociedade, dentro dos sistemas, temos duas principais organizações, as de economia de mercado e as de economia planificada. Aqui ele esclarece que são sistemas econômicos, e não regimes políticos (Capitalismo, Socialismo, Comunismo), mesmo que os regimes políticos influenciam as questões econômicas, não é viável analisar de tal maneira, pois seria um estudo voltado a Ciência política.

A economia de mercado pode ser analisa de duas maneiras, sistema de concorrência pura (sem interferência do governo) e sistema de economia mista (com interferência do governo). No sistema de concorrência pura predomina o “Laissez-fire”, que são milhares de produtos e milhões de consumidores resolvem os problemas econômicos fundamentais guiados pela “mão invisível”, isso se torna possível mediante o chamado mecanismo de preço que promove o equilíbrio nos vários mercados. Agora no sistema de economia mista, basicamente a atuação do governo justifica-se com o objetivo de eliminar as chamadas distorções alocativas, distributivas e de promover a melhoria do padrão de vida da coletividade.

Na economia centralizada, a forma de resolver os problemas econômicos fundamentais, segundo o autor, é decidida por uma Agência ou Órgão Central de Planejamento, e não pelo mercado. A propriedade de recurso (meio de produção) é do Estado, os recursos são de propriedade pública. Os meios de sobrevivência pertencem aos indivíduos (Roupas, carros, celular etc.). Na economia de mercado, prevalece a propriedade privada dos fatores de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (20.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com