TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ise Bovespa

Trabalho Escolar: Ise Bovespa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 13

DESENVOLVIMENTO

1 - CUSTOS INUSTRIAIS

A humanidade passou por diversas transformações ao longo dos tempos, seja no que diz respeito ao relacionamento com o próximo ou no modo como guardava e registrava seus bens. A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera a Revolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais.

Segundo Martins (2003, p. 19), “para a apuração do resultado de cada período, bem como o levantamento do Balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples”.

O Contador verificava o montante pago por item estocado e dessa maneira custeava as mercadorias, fazendo o cálculo basicamente por diferença, computando o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava, apurava o valor de aquisição das mercadorias vendidas.

A contabilidade de custos tem por objetivos principais o fornecimento de dados para apuração de custos para o cálculo do preço de venda e avaliação de estoques; fornecimento de informações à administração para o controle das operações e atividades da empresa; fornecimento de informações para planejamento, orçamentos e tomadas de decisões.

Dentro da contabilidade de custos existem algumas terminologias que devem ser conceituadas, pois embora pareçam semelhantes, detém cada uma, um significado distintos, os quais serão vistos a seguir:

Gastos "Sacrifício financeiro" com que a entidade arca para obter bens (produtos) ou serviços. São representados pela promessa de entrega de ativos (geralmente dinheiro). Somente é considerado gasto no momento que existe o reconhecimento contábil da dívida ou da redução do ativo dado em pagamento.

Gasto é termo genérico que pode representar tanto um custo como uma despesa. Ex.: Gasto com matéria-prima, gasto com comissões sobre vendas.

Investimento É todo o gasto para aquisição de ativo, com finalidade de obtenção de benefícios a curto, médio ou a longo prazo. Podemos concluir que todo custo é um investimento, mas nem todo o investimento é um custo. Ex.: matéria-prima, máquina para a fábrica, ações de outras empresas.

Custo Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Ele também é um gasto, só que reconhecido como custo no momento da fabricação de um produto ou execução de um serviço. Ex.: matéria-prima, mão-de-obra direta.

Despesa Gasto que provoca redução do patrimônio. Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. Ex.: comissão sobre vendas.

Desembolso É o pagamento resultante da compra (aquisição) de um bem ou serviço. É a saída financeira da empresa, entrega de ativos. Ex.: Pagamento de uma fatura.

Perdas São bens ou produtos consumidos de forma anormais e involuntários. São gastos não intencionais decorrentes de fatores externos, fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa. Ex.: perdas com estoque deteriorado, incêndios.

• MATERIAIS

É toda matéria-prima usada na fabricação do produto, podem ser classificados em matéria-prima, materiais secundários e materiais de embalagem.

Matéria-prima é todo material principal e essencial na fabricação de um produto.

Materiais secundários são os materiais que entram em menor quantidade na fabricação de um produto, são aplicados juntamente com a matéria-prima dando um acabamento necessário ao produto.

Material de embalagem compreende aos materiais destinados a adicionar ou embalar o produto, antes que os mesmos saiam da área de produção.

• MÃO DE OBRA

Compreende no salario e ordenados pagos aos operários utilizados na fabricação dos produtos e seus derivados, podem ser classificados em mão de obra direta e mão de obra indireta.

Mão de obra direta é aquela em que o trabalho do operário está resultando diretamente na fabricação de um bem ou serviço.

A mão de obra indireta é a que o trabalho é realizado em atividades de supervisão ou apoio a produção.

• ESTRUTURAIS

Permite monitoramento das despesas e custos operacionais incorridos por períodos, bem como a analise dos respectivos afastamentos entre os valores previstos e realizados, por mês, períodos, etc.

Características:

Setoriza a empresa e integra o plano contábil para cada estrutura de negócio;

Estrutura as bases de apropriação, critérios de rateios e indicadores físicos pertinentes;

Estrutura a base de dados para ambas as finalidades de uso, gerencial e fiscal;

Estrutura a base de dados para atender todas as filosofias e métodos de custeio;

Realoca e faz o rateio das atividades indiretas;

Calcula o custo operacional unitário (integral e direto);

Planeja os custos por área de responsabilidade;

Identifica e apropria os investimentos/custos por categorias.

2 - UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Unidade Equivalente de Produção é toda transformação de unidades em processamento em equivalentes unidades prontas, ou seja, é quanto uma unidade em processamento equivale em relação uma unidade totalmente acabada.

3 – PRODUCÃO CONJUNTA

O Processo produtivo corresponde à atividade onde se obtém um ou mais produtos, por tanto produção conjunta consiste no processo em que mais de um produto deriva-se da mesma matéria prima e processo de fabricação.

Produção conjunta se caracteriza pela produção de diversos produtos ou serviços a partir da aplicação de um mesmo recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com