TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de preparaçao para negociações salarias

Trabalho acadêmico: Roteiro de preparaçao para negociações salarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO PARATY/RJ (4123)

TURMA: N10

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 1º PERÍODO

Técnicas de Negociação

ANA MARIA MORAIS DE SOUZA RA: 429308

(anabrauparaty@hotmail.com)

ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA RA: 434404

(alle-75@hotmail.com)

ALINE FERREIRA DA SILVA RA: 434403

(alinefsvparaty@hotmail.com)

BERNADETE DA SILVA RA: 438291

(bernaparaty@hotmail.com)

ODJINA DOS SANTOS NASCIMENTO RA: 429329

(jinasantos136@hotmail.com)

Técnicas de Negociação ATPS

Tutora a distância: Monica Danielle Nóbrega Alpire Alves

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina Técnicas de Negociação ministrada pela Profª. Ma. Karem Grubert Rojas do Curso de Gestão e Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP Centro de Educação a Distância – Pólo Paraty/RJ (4123), como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão e Recursos Humanos, supervisionada pela Tutora Presencial Maria Luíza Mendonça.

Paraty, Abril/2013

“ROTEIRO DE PREPARAÇAO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAS”

Durante o ano que passou você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente á empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor. Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. “Bem preparado, munidos de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve um “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões.

Como reagir diante dessa resposta? Que argumentos podem se levados a fim de convencer a gerência da importância do seu aumento salarial?

De inicio me sentiria abalada emocionalmente, até mesmo desmotivada por achar que meu trabalho não está sento visto mais quando se trata de Negociação Salarial, é um processo muito delicado e complexo temos que usar a ética profissional, bom censo, sabedoria e expressar-se bem para convencer o outro lado e devemos focar nosso objetivo, sem ultrapassar limites. Primeiro é essencial que você conheça sua empresa, bem como sua política e seus segredos, e principalmente que lugar você ocupa dentro dela e fazer uma pesquisa de mercado no valor do salário, levando em conta as minhas necessidades, coletar dados objetivos para a empresa como aumento do faturamento, melhoria de processos e redução de gastos.

Começar com o tom de voz certa, deixar a pessoa saber que você vai ouvir e preocupar entender o ponto de vista da empresa, ao mesmo tempo em que, você espera o mesmo da empresa e evitar justificar o aumento apenas dizendo que você faz bem o seu trabalho como não chega atrasado e que nunca falta no trabalho. Aproveitando também a situação para falar que está ingressando em um curso superior na área da empresa para ter mais conhecimento e podendo assim ter mais credibilidade junto à empresa, apresentando também resultados onde comprovaria a eficiência na empresa.

Para merecer o aumento é necessário também mostrar que você está fazendo um trabalho além do que foi contratado e que está gerando benefícios para a empresa e saber fazer proposta no momento certo e ter conhecimento no setor e visão de negocio. Evitar comparações com colegas na empresa, esse tipo de justificativa não tem sustentação sólida e mostra imaturidade para lidar com a situação. Esperar o momento certo, se a empresa estiver passando por um período de crise financeira talvez não seja o melhor momento e evite dias muito atribulados e estressantes, tente abordá-los num dia mais tranqüilo. Se receber um não, não desanimar, continuar se esforçando para tentar de novo em um futuro próximo ou buscar novas oportunidades no mercado, pois temos que nos valorizar. Pois negociação é uma atividade trabalhosa e difícil, requer todo planejamento, e para que uma boa negociação seja satisfatória para ambos os lados é preciso que a comunicação entre as partes seja clara e objetiva, eliminando qualquer tipo de mal-entendido, sabendo à hora certa de falar e principalmente a hora exata de ouvir. A negociação pode fluir e gerar uma satisfação para ambos os envolvidos.

ANEXO

DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Entendemos que em uma negociação há varias definições que podemos encontrar referente á arte de negociar, pois estamos em constantes negociações no qual tudo na vida pode haver algo negociável, porem não basta saber o que você realmente deseja almejar, temos que estar preparados para uma conclusão positiva ou negativa da negociação. Para que possamos entrar no mundo da negociação, temos que definir primeiramente o que é negociação.

Nas escolas de negócios, todos têm uma tendência natural a pensar que o que é importante para nós deve ser importante também para outras pessoas. Mas na verdade não é assim. De fato, todas as pessoas possuem uma perspectiva do mundo em que vivemos e cada um possui uma visão diferente de mundo.

De acordo com Eliana Pessoa (2008), a negociação é um processo de comunicação cujo objetivo é chegar a um acordo sobre as necessidades interesses e desejos divergentes. Podemos perceber que os autores consideram a negociação como um relacionamento que pode vir a se repetir no futuro, sendo importante, que o resultado dessa interação seja satisfatório para as partes envolvidas. Os estilos de negociadores apresentados pela maioria dos autores que tratam de negociação inspiram-se nas teorias de Maslow e MacGregor para justificar suas tipologias baseadas nas teorias sobre necessidades e fatores higiênicos. Assim, acreditam que é possível identificar um tipo predominante de negociar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com