TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sapiens Maior Fraude da História

Por:   •  17/11/2020  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

História Econômica Geral [2020.1]

Estudo Dirigido – Semana 1

Instruções para a atividade:

- responder às questões em arquivo editável (.doc ou .rtf);

- enviar através do SIGAA.

PRAZO FINAL: 31/10/2020, 23:59 hs.

Questão: Para o historiador israelense Yuval Noah Harari, autor de Sapiens, uma breve história da Humanidade, a Revolução Neolítica e a divisão social do trabalho são engodos – em suas palavras “a maior fraude da História” – pois com a agricultura os homens passaram a trabalhar mais e com a divisão do trabalho surgiu a desigualdade social. Você concorda com Yjuari? É possível falar em progresso na trajetória econômica da humanidade?

Discordo.

A agricultura fez com que os humanos deixassem de ser meros consumidores de bens da natureza e passassem a agregar valor aos bens que consome. Isso fez com que muito mais humanos pudessem viver e se alimentar no mesmo espaço de terra, já que com o passar do tempo, muito mais alimentos podiam ser produzidos. Esse passo da humanidade fez com que escapássemos, de certa forma, de uma armadilha Malthusiana, já que o número de alimentos providos pela natureza era estável, o número de indivíduos que conseguiam sobreviver em determinada localidade também era estável. O que gerava guerras, infanticídio e aborto para eliminar os indivíduos sobressalentes.

A agricultura, juntamente com a propriedade privada, também possibilitou o planejamento a longo prazo, já que as pessoas tinham posse dos meios de produção, também tinham estímulo para produzir e cuidar melhor do ambiente.

Com a divisão do trabalho foi possível existir a ideia de comércio, já que os humanos não mais coletavam os mesmos recursos, agora tinham papéis econômicos diferentes na sociedade e deveriam trocar entre si bens e serviços. O que também é um estímulo à busca por paz e viver em harmonia, já que o outro produz algo que você não produz, diferentemente da era dos coletores, onde todos consumiam o que a natureza proporcionava e viviam em constante competição por esses bens coletados.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (226.8 Kb)   docx (269.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com