TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema econômico, risco país e risco soberano

Tese: Sistema econômico, risco país e risco soberano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 8

Bloco I – Sistema Econômico, Risco País e Risco Soberano

1 - Qual a relação existente entre o emitente e o deficitário no Modelo Intermediário?

A relação existente ocorre através de bancos com remuneração por spreads pelas taxas de cessão e captação, ou seja, a relação existente é a intermediação bancária. No modelo intermediário, o agente econômico deficitário necessita de capital de terceiros e o agente econômico superavitário evita incorrer em custo de oportunidade e investe seu capital no Sistema Financeiro onde a taxa de retorno seja boa.

2 - Diferencie ativos financeiros de ativos reais.

Ativo Financeiro são investimentos realizados no curto e curtíssimo prazo, com alta liquidez e bem estruturados e em mercado organizado.

Ativo Real são geralmente de médio a longo prazo, com baixa liquidez, realizados em mercados não organizados, conhecidos como mercado de balcão.

3 - Que fatores influenciam no tamanho relativo do ambiente financeiro e do ambiente real de uma economia?

O ambiente financeiro de uma economia é o mercado organizado onde há maior liquidez, operações de curto de curtíssimo prazo. Há maior facilidade de desinvestimento. O ambiente real é o mercado de balcão, com menor liquidez e dificuldade de desinvestimento.

4 - Diferencie o modelo intermediário do modelo desintermediado que atendem interesses de deficitários e superavitários. Qual a diferença entre os emitentes de ativos financeiros nos modelos? Há diferenças para o superavitário atuar em cada um desses modelos?

No modelo intermediário há a intermediação entre os superavitários e deficitários. No modelo desentermediado há a existência do contrato direto entre os dois (superavitários e deficitários). No modelo desintermediado, os deficitários emitem os títulos diretamente aos superavitários nos mercados . No modelo intermadiado, há intermediação do sistema financeiro dos superavitários e deficitários. Também participam as grandes empresas, a emissão de títulos é feita pelos deficitários diretamente nos mercados aos superavitários e como não há participação de bancos reduz o custo de capital.

5 - Que fator é impeditivo de uma pequena empresa participar do Modelo Desintermediado?

Geralmente o modelo desintermediado quem participa são as grandes empresas, pois são operações um tanto complexas para as pequenas empresas. O risco também é de crédito, a empresa deve ter seu capital aberto e ter expertise e confiança.

6 - Qual a relação existente entre o emitente e o deficitário no Modelo Desintermediado?

- Propicia contato direto entre Deficitários e Superavitários

- Instituições Financeiras participam prestando serviços na montagem da operação em Mercado Primário.

- Reduz Custo de Capital utilizado por empresas de grande porte.

- Emitente : Deficitário

- Risco de Crédito do Superavitário

7 - Tendo em conta os sistemas de financiamento intermediário e desintermediado, qual dos dois, tendencialmente propicia o menor custo de capital?

Modelo desintermediado (não há intermediação financeira)

8 - Apresente três características que diferenciam o mercado de balcão do mercado organizado.

O mercado de balcão é um mercado sem regras, com pouca transparência. Os negócios são fechados em balcões e mesa de operações. Não há regras quanto a preço e também menor segurança.

O mercado organizado tem maior transparência e há sinalização de valor (clearing house e centros de transação com regras).

9 - Defina os cinco riscos básicos que compõem o Risco País.

Risco político – Ideológico. Risco associado ao Governo de um país.

Risco econômico – é o risco associado ao mercado financeiro. É o risco que determina a incerteza no rendimento de determinado investimento e envolve outras taxas como câmbio, tem relação com os preços e PIB do país.

Risco Social – Riscos associados à sociedade e seu nível de desigualdade.

Risco Moral – É o risco associado à assimetria de informação. Pode ser o risco de mudança de comportamento de um agente econômico.

Risco Legal – É um risco associado a quebra de contratos, multas, indenizações e penalidades.

10 - Diferencie Risco Objetivo de Risco Subjetivo.

Riscos objetivo são os riscos econômicos que podem ser mensurados metematicamente. Os riscos objetivos tem volatilidade de preço, crédito entre outros. Esses riscos podem ser quantificados e definidos.

Riscos Subjetivos, são riscos que não são quantificados matematicamente, são opiniões, avaliados por um comitê, tais como risco político, moral, legal, social e econômico.

11 - Diferencie Risco País de Risco Soberano. Qual o conceito mais abrangente?

Risco país envolve uma série de riscos inclusive o risco soberano, e também os riscos econômicos, moral, legal, político e cambial.

Risco soberano é o risco associado a capacidade de honrar o pagamento de dívidas públicas do Governo com os credores privados. É também representado pela percepção do mercado da intenção de pagamento do país.

12 - Há maior importância das classificadoras de risco contexto do modelo desintermediado?

As classificadoras de risco classificam os títulos de acordo com o risco de cada país. São avaliados riscos soberanos e país. Elas podem diminuir a assimetria informacional pois os títulos são classificados de acordo com os riscos que oferecem.

13 - Como é Mensurado o Risco Soberano? O que é Basis Points (bp)?

O risco soberano é mensurado por agentes econômicos e são classificados com pontuações através da análise macroeconômicos entre outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com