TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE RISCOS: TRATAMENTO DE RISCOS EM EMBARGOS AMBIENTAIS CONFORME PMBOK

Por:   •  6/1/2018  •  Monografia  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 14

GERENCIAMENTO DE RISCOS:

TRATAMENTO DE RISCOS EM EMBARGOS AMBIENTAIS CONFORME PMBOK

Douglas Bellini Lotufo

Curso de Pós-Graduação em MBA- Gestão de Projetos

EAD

Campo Grande, MS

RA: 2292601936

RESUMO

O presente trabalho sobre Gestão de Riscos teve como objetivo abordar a abrangência e importância das respostas ao gerenciamento e controle de riscos, em um projeto onde existe uma possibilidade de ser embargado por falta de planejamento e licenciamento ambiental, demonstrando as etapas necessárias para assegurar sua execução no projeto, prevendo acuradamente todos os processos visando mitigar riscos, obedecendo às boas práticas e princípios do PMBOK. O método de pesquisa aplicado foi o estudo de caso descrito por diversos projetos embargados citados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A metodologia aqui apresentada, obedece às orientações do PMI (Project Management Institute) que é enriquecida com diversas pesquisas de sucessos de outros autores.

        

Palavras chave: gestão de projetos, gestão de riscos, matriz de riscos, respostas aos riscos, embargos ambientais, PMI, PMBOK

INTRODUÇÃO

Este artigo científico tem o tema “Gerenciamento de riscos” em projetos cuja a liberação para execução depende de fatores externos propriamente ditos como licenciamentos ambientais e projetos de impactos ambientais, sendo um processo que envolve grandes riscos devido sua complexidade em termos de documentos complexos  sobre normas, legislação  e atividades que envolvem impactos ao meio ambiente, neste caso o órgão responsável pode encontrar obstáculos normativos deferindo sua licença, deste modo, é fundamental que seja realizado uma matriz de riscos encontrando possíveis problemas e definindo  propostas e alternativas logo na face inicial do projeto. Tornando-se então um estudo de caso que estruturou toda pesquisa em que foi possível observar a aplicação de gestão de riscos como base científica às práticas e processos do PMBOK, que bem define risco como “ Um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade (PMIBOK, 2013). No requisito de uma autorização ambiental, o responsável pela autorização pode demorar mais do que o planejado, causando uma desordem no projeto podendo haver um grande impacto no escopo, cronograma, custo ou desempenho do projeto.

1. GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS E LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

De acordo com pesquisas realizadas pelo IPEA, um dos principais empasses para liberação de projetos, como exemplo projetos hidroelétricos é a falta de estudos ambientais, sendo que apenas 19% do custo total da obra é o licenciamento. A deficiência na elaboração de relatório e estudos de impacto ambiental é a principal causador de projetos embargados pelo Ministério Público Federal ou Estadual, fazendo com que gerentes de projetos busquem soluções já discutidas no início do projeto.

Além dos problemas causados pela falta de licenciamento ambiental, uma pesquisa realizada pelo PMI (Project Management Institute) no ano de 2010 ficou constatada as principais causas que implicam para o não cumprimento dos objetivos e metas de um projeto conforme mostra no gráfico 1. Estas constatações demonstram decididamente, falhas que podem advir da definição do escopo, elaboração da EAP ou pela falta de informações. Fazendo com que aumente significamente o risco em um projeto.

[pic 1]

Gráfico 1: Principais problemas presentes na gestão de projetos

Fonte: Estudos de Benchmarking 2010 (p.116)

Outro fator importante é a falta de interesse em realizar estudos detalhados de gerenciamento de riscos antes de iniciar-se um projeto, como demostra pesquisas realizada por Benchmarking, veja gráfico 2.

[pic 2]

Gráfico 2: Abordagem para gerenciamento de riscos

Fonte: Estudos de Benchmarking em Gestão de Projetos, 2010 (pag.86).

Segundo o guia PMBOK (2013), é papel do Gestor de Projetos realizar o Gerenciamento dos Riscos em um projeto incluindo os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto fazem com que aumente a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. Todas as etapas do processo de gerenciamento do risco interagem entre outros grupos de processos, fazendo com que exija esforço de uma ou mais pessoas. Toda vez que seja iniciado o projeto, esses processos devem ocorrer ao menos uma vez, mesmo que seja dividido em sub-processos ou fases.

Se houver uma condição incerta ou evento inesperado em um projeto, pode provocar um efeito negativou ou positivo em um ou mais objetivos do projeto tais como, cronograma, escopo, custo e qualidade. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos. Uma das causas possíveis pode ser um requisito, premissa, restrição ou condição potencial que crie a possibilidade de resultados negativos. Por exemplo, as causas podem incluir o requisito de uma autorização ambiental. (PMBOK 2013)

  1. HIPÓTESE

Para evitar que os projetos não sofram embargos, seja pelas normativas ou pelas licenças obrigatórias, o gerente do projeto deverá conforme orienta o PMI, conduzir a questão dos riscos juntamente com a equipe de processos de riscos, mapeando os possíveis problemas de licenciamento ambiental do projeto, conforme descrito na tabela 1,  tratando cada risco com sua abordagem adequada, consultar documentos e profissionais com experiências comprovadas e consultar as legislações vigentes para o local. Na ausência destes procedimentos, o risco de embargo do projeto é extremamente alto. Por esse motivo é necessário debater os possíveis riscos, conforme indicado no guia de boas práticas do PMBOK, que são divididos em cinco etapas:

  • Planejamento do gerenciamento dos riscos – processo de definição de como conduzir as atividades no gerenciamento de riscos do projeto;
  • Identificação os riscos – processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e suas características;
  • Análise qualitativa dos riscos – processo de priorização dos riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto;
  • Análise quantitativa dos riscos – processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto;
  • Planejamento de respostas aos riscos – processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto;
  • Monitoramento e controle dos riscos – processo de implementação de planos de respostas aos riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia dos processos de tratamento dos riscos durante todo o projeto;

  1. OBJETIVOS

O objetivo desse trabalho será realizar uma análise qualitativa de riscos diante os principais problemas causadores de embargos ambientais, utilizando métodos de gerenciamento de riscos com base nas boas práticas do PMBOK, tais como definir o planejamento do escopo do projeto, identificar e realizar uma análise qualitativa de riscos, planejar os controles e respostas para o tratamento dos riscos, tais como suas entradas e saídas e quais os documentos o gerente de projeto deve analisar antes que o projeto seja executado para que não ocorra eventuais problemas..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (691.5 Kb)   docx (573.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com