TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistêmica de Negociação

Trabalho acadêmico: Sistêmica de Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este trabalho apresenta os conceitos básicos de negociação, ou melhor, dizendo, a habilidade que é competência fundamental as pessoas que ocupam cargos.

Comprar e vender, negociar serviços, contratar, despedir, resgatar clientes inativos, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores.

Sistêmica de Negociação

Negociar é fundamental para se obter a colaboração de outras pessoas. A situação que está presente em nosso cotidiano negociamos, valores,produtos,acordos, responsabilidades,compromissos e prestação de serviços. Nosso dia-a-dia é tão repleto de conflitos que muitas vezes nem os percebemos. Dessa forma, a pessoa que não estiver capacitado a negociar estará limitada no que se refira ao atingimento de suas metas. Negociar esta tão inerente ao nosso comportamento social que, na maioria das vezes, lideramos com ela quase que inconscientemente.

Cada vez mais as empresas negociam, fazem associações, negociações complexas, alianças estratégicas. Evidente que é para atingir seus objetivos, você deve negociar de forma diferente em cada caso, utilizando a estratégia mais adequada para cada caso.

Os melhores conceitos da negociação.

Estratégica da competição

Quando a necessidade de obtiver vantagens financeira é alta a necessidade de manter um relacionamento futuro é baixa você normalmente negocia utilizando esta estratégia. A competição é grande, muito estudo e a exigência de alto desempenho para se atingir um nível de excelência tal, que lhe torne capaz de enfrentar cada dificuldade, impedimentos ou obstáculos que venha pela frente. No lado pessoal, pode corresponder a uma situação de divorcio litigioso onde cada uma das partes quer ganhar o máximo e o relacionamento não é mais importante para o casal.

Estratégia de Cooperação

No lado cooperativo é importante manter o relacionamento em um nível aceitável para que a parceria seja bem sucedida.

Estratégia de Relacionamento

Quando á necessidade de manter ou construir um relacionamento é mais importante do que as vantagens financeiras, utiliza-se a estratégia de relacionamento. Estamos entrando em uma era que as pessoas não compram mais produtos e serviços, compram sim excelência no atendimento, benefícios status e exclusividade, e sua empresa só poderá oferecer isto utilizando da melhor forma possível as estratégicas do marketing de relacionamento.

Estratégica da indiferença

Onde nem relacionamento nem Vantagens financeiras são desejados ou importantes para os negociadores.

Resumindo

Competição: Quando $$$ é importante e o relacionamento não é.

Cooperação: Quando $$$ é importante e o relacionamento também é

Relacionamento: Quando o relacionamento é mais importante que $$$.

Indiferença: Quando nem $$$ nem relacionamento são importantes.

Para este autor não existe estratégica certa ou errada. Todas são certas e desejáveis, dependendo da situação e situações diferentes ocorrem todos os dias, seja na vida pessoal ou na vida profissional de um negociador. É importante lembrar que, na escolha da estratégia, deve-se levar em conta seus objetivos materiais, emocionais e os impactos esperados no relacionamento.

DEZ HABILIDADES NECESSÁRIAS A UM NEGOCIADOR

De acordo, com Junqueira 2003 vice- presidente do instituto M.Vianna Constacurta ( MVC):

Negociação é processo de busca e aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas.

Ser um bom ouvinte

Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberta a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo.

Desenvolver um espírito de negociador

Grandes negociadores têm ciência que é possível que tudo poder ser negociado, mas para isto o ambiente precisa ser declaradamente de negociação. A agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado.

Planejar

Quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar internamente recursos, prazos, especificações, metas, condições de pagamento, etc.

Mirar alto

Uma vez buscados com legitimidade, os objetivos deverão buscar sempre o ponto máximo, pois ao lutar-se por mais em uma negociação pode-se obter mais. Por exemplo, se pode vender por 1000 e o mercado paga 1200, esta será a faixa inicial! Na outra ponta, se pode pagar à vista, mas for interessante fazê-lo em 60 dias busque inicialmente esta alternativa!

Ser paciente

Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase todas às vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo. As vezes uma reunião de negociação que se estendeu por uma ou duas horas além do previsto pode trazer excelente compensação.

Visar à satisfação

Negociação é uma estrada de mão dupla. Tanto um quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório. Mas, não terá sido negociação de fato se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda ou frustração. Por isto, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com