TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Brasil alfabetizado

Relatório de pesquisa: Sobre o Brasil alfabetizado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre o Brasil Alfabetizado

O programa de alfabetização para jovens e adultos, o Brasil Alfabetizado consiste na formação de alfabetizadores voluntários que assumem o compromisso de constituir núcleos de alfabetização nas comunidades em que atuam.

Considerando a realidade do alfabetizando como ponto de partida do processo educativo, a metodologia do Programa é concebida na prática da leitura do mundo, baseada na pedagogia libertadora de Paulo Freire.

O PBA é parte integrante da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo considerado a porta de entrada para o ensino fundamental de jovens, adultos e idosos.

É desenvolvido em todo o território nacional, por meio da transferência de recursos financeiros, em caráter suplementar, aos entes federados que aderem ao Programa e por meio do pagamento de bolsas-benefício a voluntários que atuam como professores de alfabetização, coordenadores de turmas.

Empresas que investem em formação para seu colaboradores

Algumas empresas estão investindo em seus próprios funcionários e já oferecem bolsas de estudo, para aprimorar a qualificação profissional do mesmo. As transformações vividas pela economia brasileira trouxeram uma nova realidade para as empresas: a necessidade de capacitar seus profissionais.

Quando lembramos que há um grande déficit educacional no Brasil, isso acaba encorajando empresas a investir no estudo de seus funcionários. Segundo os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 70% das empresas brasileiras enfrentam problemas para encontrar mão de obra qualificada, por esse motivo concede bolsas de estudo para seus próprios profissionais.

Para as empresas que precisam capacitar seus profissionais é um investimento ao qual ela mesma vai usufruir desse beneficio concedido ao funcionário.

Já que muitas fazem contratos de confiabilidade e de não concorrência, que definem que o funcionário não saia da empresa em um prazo determinado para não ter prejuízo do investimento que fez.

Investir na capacitação do funcionário favorece crescimento das empresas.

Corporações percebem que apostar na qualificação do profissional é a chave da lucratividade.

As empresas perceberam que para alcançar resultados satisfatórios precisam mais do que números e faturamento. A chave da lucratividade está nas pessoas. É por isso que a capacitação interna dos funcionários tem se tornado uma prática comum. Há corporações, inclusive, que investem em treinamentos periódicos nas diversas fases da carreira do profissional.

Rafael Sema, 27 anos, trabalha há 10 no comércio. Há seis anos, ele foi contratado como vendedor pela Viavarejo, companhia que abriga as marcas Casas Bahia e Ponto Frio. Nesse tempo, Sema tornou-se treinador de vendedores e agora é gerente da loja Ponto Frio no Shopping Iguatemi, em Florianópolis.

O profissional conta que sempre passou por treinamentos na empresa e que só teve a chance de se tornar gerente depois de entrar para a turma do “Líderes do Futuro” em 2013, programa prático e teórico de seis meses de duração implementado pela Viavarejo há três anos.

– A empresa só contrata para cargos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com