TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade em Rede

Tese: Sociedade em Rede. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo Dirigido: 3 / Multiculturalismo e Cidadania.

Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica

Professor: Me. Emanuel Santana

Tema: Sociedade em Rede

Caro(a) aluno(a),

Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência no ED3 / Sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão; exclusão e minorias. Antes de respondê-la, leia o Texto Teórico e o texto complementar anexos a esta atividade.

Observações:

1) O registro e o controle das frequências são feitos automaticamente pelo Portal Universitário - P.U. Dessa forma, a frequência do aluno somente será registrada por meio da publicação correta da atividade. Ao concluir esta atividade, não se esqueça de salvá-la e publicá-la.

2) Caso você não conclua a atividade de uma só vez, você poderá salvá-la e publicá-la apenas quando concluí-la. Você também poderá fazer o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.

3) O Manual do Aluno/NED traz informações importantes, como estrutura pedagógica dos Estudos Dirigidos, dinâmicas das atividades, processo de avaliação, frequência, calendário escolar, entre outras. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.

Boa Atividade!

ATIVIDADE DISCURSIVA 1

QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

Capacidade de inferir e interpretar;

Capacidade para estabelecer relações e conexões conceituais.

Específica(s):

Identificar em textos verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos;

Apresentar conclusões extraídas de análises de textos e situações-problema; Refletir a respeito de problemas socioculturais a partir de estudo de caso, situações-problema, textos etc.

DADOS DA QUESTÃO

Moradores fazem mobilização pedindo vacina contra H1N1 em Cujubim, RO

Moradores de Cujubim (RO) realizaram manifestação, nesta quinta-feira (18), em frente à prefeitura reivindicando que a vacina contra a gripe H1N1 seja aplicada fora do grupo de risco no município. Os moradores dizem que cinco pessoas morreram este ano infectadas com o vírus. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa), diz que apenas três casos foram confirmados no estado, sendo um deles em Cujubim.

A mobilização começou em frente ao hospital de pequeno porte e depois seguiu para frente da prefeitura. A Polícia Militar foi acionada para evitar tumultos. Quatro pessoas registraram ocorrência requerendo a vacina e dizem que os casos de morte aconteceram fora do grupo de risco.

A vendedora Adriana de Abreu tem três filhos, de 10, 9 e 8 anos, e deseja que eles sejam vacinados mesmo estando fora do grupo de risco, que é composto por gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias, após o parto.

O agricultor Orlando Ferreira Gomes foi uma das pessoas que registrou ocorrência. Ele afirma que a população está assustada com os casos suspeitos da doença no município e pede para que a vacina seja destinada a toda população. A professora Maria José Ferreira, que também registrou ocorrência, afirma que duas crianças e três adultos morreram em Cujubim, suspeitos de estarem com o vírus H1N1, e que eles não faziam parte do grupo de risco.

“A população fica apreensiva, com medo de um surto da doença. No mínimo, todas as crianças de até 12 anos devem ser vacinadas, pois muitas tiveram contato na escola, com as que morreram”, enfatiza a professora.

A diretora do hospital de pequeno de porte, Sueli Alves, afirma que a unidade recebeu na quarta-feira (17) mil doses da vacina direcionadas apenas ao grupo de risco, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). A enfermeira da Agevisa, Maria Zilda Barroso, que está no município para passar orientações aos profissionais de saúde sobre a doença, enfatiza que a vacinação vai continuar voltada para o grupo de risco.

Disponível: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/07/moradores-fazem-mobilizacao-pedindo-vacina-contra-h1n1-em-cujubim-ro.html Acesso em: 15/07/2013. (adaptado)

A grande novidade do tempo em que vivemos não é o surgimento de uma sociedade em rede (que, de resto, sempre existiu desde que existem seres humanos em interação), mas a generalização do entendimento de que sociedade = rede social. (…)Foi ficando cada vez mais claro que, em qualquer lugar, pode-se “fazer redes”. Sim, em qualquer lugar: na vizinhança, na empresa, na ONG, entidade ou organização da sociedade civil, em um órgão governamental etc. Pouco importa se a estrutura dessas localidades ou organizações é vertical, hierárquica, centralizada: as pessoas que estão lá não são e não há como impedir que elas se conectem horizontalmente, de modo distribuído, umas com as outras.

FRANCO, Augusto de. A Rede. Disponível em: http://net-hcw.ning.com/page/a-rede Acesso em: 15/07/2013

A partir da análise dos textos acima, redija um texto dissertativo abordando o surgimento das redes sociais e a importância da compreensão do poder das redes descentralizadas no exercício da democracia.

QUESTÃO 2

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com