TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução de problemas de contabilidade, fundamentando todas as aplicações

Ensaio: Solução de problemas de contabilidade, fundamentando todas as aplicações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Ensaio  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 7

Resolva os exercícios justificando todas as assertivas (Valor 7,0)

1 - A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas

I -Taxa Selic, o instrumento primário de política monetária do Copom.

II- É o serviço de custódia e liquidação que incide sobre os financiamentos diários com prazo de um dia útil (overnight) lastreados por títulos públicos registrados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

III - Para controlar Inflação o BC utiliza o seu principal instrumento, a taxa de juro, para diminuir o dinheiro em circulação

IV- Por ter autonomia O BC não sofre muita pressão política, em relação a decisão tomada.

(A) 1V – 2V – 3V – 4F

(B) 1V – 2V – 3 F– 4 F

(C) 1F – 2V – 3V – 4V

(D) 1F – 2F – 3V – 4V

(E) 1V - 2V – 3F – 4V

A taxa Selic realmente atua como instrumento de politica monetária do Copom, a taxa de juros exercida nos financiamentos que contém o prazo de um dia, lastreados por títulos registrados pelo Selic, O Copom estabelece a meta da taxa Selic, e cabe à mesa de operações do mercado aberto do Banco Central manter a taxa Selic diária próxima à meta e é claro que o Banco Central sendo autônomo, o mesmo não esta sujeito a nenhuma pressão em relação à tomada decisões.

2 - A emancipação de uma parcela da população e o consequente aumento de seu poder aquisitivo soam como boas notícias para o Brasil, historicamente marcado por um abismo social e a sistemática desigualdade na distribuição de renda. No entanto, alguns estudiosos veem o processo como atropelado e transformador apenas em parte.

No gráfico abaixo, estão representadas mudanças no perfil socioeconômico da população brasileira entre 2002 e 2009.

Adaptado de Folha de S. Paulo, 18/04/2010

Um dos principais fatores que possibilitaram as mudanças representadas no gráfico é:

a) elevação do poder aquisitivo

b) ampliação da expectativa de vida

c) estabilização da oferta de emprego

d) diminuição da taxa de analfabetismo

e) aumento do emprego informal

De acordo com o gráfico, houve crescimento das classes AB e C e diminuição das classes D e E, apontando igualmente para os percentuais relativos à mudança de classe econômica, na sociedade brasileira, entre os anos de 2002 e 2009. Tendo em vista que a divisão em classes econômicas está associada ao poder de compra e às condições de vida, tais transformações, assim relacionadas, permitem concluir que houve nesse momento o aumento do poder aquisitivo de segmentos populacionais.

3 - Mês após mês o Banco Central divulga ao mercado uma série de saldos de transações realizadas pelo Brasil com o resto do mundo. Todos eles são compilados em uma conta chamada Balanço de Pagamentos. O BP reúne o dinheiro que sai e entra no País em forma de serviços, vendas e compras de produtos, empréstimos, entre outras.

O Superávit em conta corrente do BP de um país ocorre “quando” as exportações superam as importações”.

Porque?

O pais precisa ter meta de superávit no BP para poder fazer caixa de maneira a ter mais dinheiro para investimentos gerais

A) As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda e uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são proposições verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda e uma proposição falsa

D) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira

E) Tanto a primeira Quanto a segunda asserções são proposições falsa

Se o BP é positivo em um período, significa que ingressaram mais recursos do que saíram do País. Ou seja, houve um acúmulo de reservas. Em caso de déficit, é preciso usar parte das reservas disponíveis para compensar a saída de recursos maior do que o ingresso.

04 - Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." Como resultado da atuação dessa "mão invisível", o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir.

Com esta frase temos:

a) "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse".

Porque?

b) A competição livre entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

a) Tanto a primeira Quanto a segunda asserções são proposições Verdadeiras

b) Tanto a primeira Quanto a segunda asserções são proposições falsa

c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda e uma proposição falsa

d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com