TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL    

CAMPUS PIRITUBA

ADMINISTRAÇÃO

Cristiane Maria de Souza Rafael – RA 1299217237

Atividade Prática Supervisionada – ATPS (Contabilidade Geral)

São Paulo

2015

CRISTIANE MARIA DE SOUZA RAFAEL

Balanço Patrimonial da Empresa ‘Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda.’

Trabalho para avaliação de aprendizagem do Curso de Administração, da Faculdade Anhanguera, com o objetivo de demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil. Etapa 1.

Professor Fábio

INTRODUÇÃO

        Em todos os momentos de nossa vida estamos tomando decisões. Desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, decidimos, escolhemos, a que horas acordar, o que vestir, aonde ir, como chegar, etc. Nossa vida esta totalmente ligada às escolhas que fazemos que podem ou não solucionar os conflitos que nos afligem ao longo da vida.

Quando falamos de uma empresa, uma organização, também, como na vida pessoal, devemos tomar decisões, escolher, optar por uma solução. Qual mercadoria comprar, que fornecedor escolher, onde e como investir, entre outros. A Contabilidade é o que auxilia os administradores a tomada de decisões dentro da organização. Ela é o espelho que reflete a imagem da organização, o caminho que guia o administrador a tomada de decisões para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Uma empresa sem Contabilidade é uma empresa sem memória, não tem informações para a tomada de decisões, para o aspecto gerencial, aspecto fiscal e o aspecto social desta empresa.

        Nesta etapa veremos a importância da Contabilidade para as organizações, a função do contador e seus relatórios contábeis, tanto quanto, os tipos de relatórios e as informações que os mesmos podem passar para os usuários que tem interesses em tais informações. A divisão de cada lançamento, onde e como descrever, de modo a passar a informação de forma clara e objetiva para o usuário.

1.- CONTABILIDADE, CONTADOR E USUÁRIOS

        Desde o seu surgimento, antes mesmo da escrita, a contabilidade, no início de forma rudimentar, tinha o objetivo de permitir a seus usuários a visualização do que  se tinha, do que precisava e de como adquirir o necessário para viver em cada época do ano, conforme as estações e o que a natureza poderia oferecer em cada uma delas. Conforme  evolução humana a contabilidade também evolui, tanto em sua utilização, como nos instrumento usados para a obtenção das informações necessárias para a tomada de decisões.

        As informações passadas através da contabilidade é a função do Contador, profissional que produz tais informações para os usuários da contabilidade para que tomem as  decisões necessárias. Estas informações são passadas através de Demonstrativos Financeiros, onde é relacionadas todas as atividades da organização,  patrimônio liquido, capital social, ativos, passivos, circulantes e não circulantes, entre outros.

        As pessoas interessadas por tais informações pode ser qualquer usuário que têm interesse em saber como anda o setor financeiro da organização, seja como investidor, fornecedor de bens e serviços, Bancos, Governos, Sindicatos, funcionário, etc.  Através destas informações adquiridas pelo Demonstrativo Financeiro é que os usuários podem investir na empresa, vender produtos, matéria-prima à esta empresa, liberar financiamentos, oferecer mão de obra. Qualquer pessoa física ou jurídica  que possa ter interesse nos dados contábeis  de uma organização é considerado um usuário da contabilidade.

2.- BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES

        O conjunto de bens, direitos e obrigações de uma organização é o patrimônio, é tudo aquilo que ela possui para existir, produzir e crescer em seu ambiente. Consiste em tudo aquilo que a empresa adquiriu desde sua criação, imóveis, veículos, lucros, etc.; o direito de receber, contas a receber, ou seja, tudo aquilo que devem para esta empresa e suas obrigações, dívidas com os fornecedores, Bancos, Governo, etc.

2.1- BENS

        São considerados por BENS de uma empresa, todos os itens, coisas ou objetos que satisfaçam a necessidade das pessoas e desta empreseis a. Tudo aquilo que pode virar dinheiro para a empresa e consequentemente gerar um lucro. Podem ser tangíveis ou intangíveis, móveis ou imóveis.

        Tangíveis são aqueles que possuem forma física, podem ser tocados, tais como veículos, maquinário, mercadorias, móveis e utensílios, ferramentas, etc. O bens intangíveis são aqueles que incorporados ao nome da empresa não podem ser tocados, apalpados. Ex. patentes de invenções e marcas. Já os bens móveis são aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem danos, construção, prédio. Os bens imóveis são aqueles que podem ser removidos, equipamentos, mercadorias, máquinas.

Supondo que a Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda. tivesse os seguintes bens:

Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda.

Bens

Valor

Imóvel

Móveis e utensílios

Veículos

Ferramentas

Marca

150.000

10.000

25.000

8.000

2.000

Total        195.000

195.000

Estes seriam classificados da seguinte maneira:

Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda.

Bens

Valor

Tangíveis

Intangíveis

Móveis

Imóveis

Imóvel

150.000

---

150.000

Móveis e utensílios

10.000

---

10.000

---

Veículo

25.000

---

25.000

---

Ferramentas

8.000

---

8.000

---

Marcas

---

2.000

2.000

---

Totais

193.000

2.000

45.000

150.000

195.000

195.000

2.2- DIREITOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com