TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE AÇÕES

Projeto de pesquisa: TIPOS DE AÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

1 TIPOS DE AÇÕES

1.1 AÇÕES ORDINÁRIAS (ON)

As ações ordinárias, além de concederem aos acionistas participações nos lucros da companhia mediante o pagamento de dividendos, têm como principal característica o direito a voto nas assembleias gerais nas quais ocorrem deliberações acerca da destinação dos lucros, de alterações no estatuto, emissão de debêntures, dentre outras.

Exemplo, uma empresa como a Gol precisa renovar sua frota de tempo em tempo, o que implica em custos bastante elevados. Dessa forma, as companhias desse segmento recorrem a operações de financiamento mediante a venda de dívida no mercado, tendo como contrapartida o pagamento de juros e correção monetária. As características dessas operações (prazo, indexadores, amortização) serão decididas nas assembleias gerais pelos acionistas.

1.2 AÇÕES PREFERENCIAIS (PN)

As ações preferenciais dão – desculpando a redundância – preferência aos seus detentores na distribuição de dividendos, no reembolso do capital e também na própria acumulação das vantagens acima, o que significa que os acionistas que possuem ações ordinárias também desfrutam das condições citadas, mas em situação de desvantagem em relação aos “preferencialistas”.

O objetivo principal das ações preferenciais é atrair novos acionistas mediante o oferecimento de participação nos lucros das empresas, o que assegura liquidez aos ativos no mercado e maior permanência dos investidores em posse dos papéis.

Muitos acionistas optam por investimentos em companhias que são bons pagadores de dividendos, como por exemplo, as corporações dos setores de telefonia e bancário, não apenas pelos proventos distribuídos, mas por estas ações apresentarem menores níveis de volatilidade.

1.3 FRUIÇÃO

As ações de fruição não representam o capital social da sociedade, pois este só pode ser formado por ações ordinárias e preferenciais. Além disso, não são negociados no mercado de valores mobiliários.

Ações desse tipo “nascem” quando uma companhia faz a opção por distribuir a alguns acionistas montantes a título de amortização de um lote de ações mediante sorteio ou outros meios, sendo tais montantes correspondentes ao valor que caberia aos sócios em caso de dissolução da sociedade. Posteriormente, é permitido que os antigos titulares adquiram novas ações em substituição às anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com