TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

Projeto apresentado como exigência parcial para obtenção do crédito da disciplina avaliação de projetos de investimento curso de engenharia de produção do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).

Prof. Walter Henrique Bernardelli

Barretos

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 OBJETIVO 5

2 A EMPRESA 5

3 ESTUDO DE MERCADO 5

3.1 PERFIL E COMPORTAMENTO DE CLIENTES 5

3.2 MERCADO POTENCIAL 5

3.3 ESTUDO DE CONCORRENTES 5

4 ENGENHARIA 5

4.1 CAPACIDADE PRODUTIVA/ COMERCIAL/ SERVIÇOS 5

4.1.1 Necessidades de pessoal 5

4.2 DESCRIÇÃO DE PROCESSOS OPERACIONAIS 5

4.2.1 Controle de serviços 5

4.2.2 Atendimento ao cliente 5

4.2.3 Procedimento padrão 5

4.2.4 Limpeza e organização do procedimento 5

5 TAMANHO E LOCALIZAÇÃO 5

5.1 A VIABILIDADE DO TAMANHO 5

5.2 A ESCOLHA DO TAMANHO ÓTIMO 5

5.3 ESTUDO DAS REGIÕES POTENCIAIS 5

5.4 LAYOUT 5

6 ORÇAMENTO DE CUSTOS E RECEITA 6

6.1 CARACTERÍSTICAS DA FRANQUIA 6

6.2 CUSTOS PREVISTOS 6

6.2.1 Investimentos 6

6.2.2 Custos fixos 6

6.2.3 Custos variáveis 6

6.3 RECEITAS PREVISTAS 6

6.4 DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS 6

7 INDICADORES DE VIABILIDADE 6

7.1 FLUXO DE CAIXA 6

7.2 PONTO DE EQUILÍBRIO 6

7.3 LUCRATIVIDADE 6

7.4 RENTABILIDADE 6

7.5 TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE (TMA) 6

7.6 VALOR PRESENTE LIQUIDO (VPL) 6

7.7 RISCO 6

7.7.1 Cenário provável considerando o risco 6

7.7.2 Cenário provável considerando somente taxa BNDES 6

7.7.3 Simulação de Distribuição de Probabilidade 6

7.7.4 Analise de Sensibilidade 7

8 CONCLUSÃO 7

9 REFERÊNCIAS 7

RESUMO

Através do objeto de estudo da Economia podemos ver que os recursos são escassos, e existem diversas opções para se investir, para isso no momento em que se vai fazer um investimento é de extrema importância analisar sua viabilidade da maneira mais precisa possível, ou seja, levando em consideração os riscos e os retornos esperados de cada investimento, pois é considerado investimento, um sacrifício no presente, com o intuito de se alcançar benefícios no futuro.

Em diversos casos escutamos e vemos notícias de empresários se perguntando se o investimento feito, foi bom, se valeu à pena ou não ,isso se dá por que cada vez mais no mundo de hoje existe uma exigência do mercado para que as empresas se alterem se modifiquem ,busquem novos investimentos, na verdade é uma imposição para constantes alterações nas empresas, para que não se crie essas perguntas de dúvidas em relação ao investimento realizado, é necessário fazer uma análise de viabilidade econômica, garantindo assim que o resultado do projeto seja mais próximo do desejado para isso leva-se em considerações os riscos e o retornos envolvidos.

Palavras-chave: Viabilidade; riscos; retorno; investimento.

INTRODUÇÃO

Diariamente os gestores das empresas se encontram com a necessidade em criar novos negócios, adquirir crédito ou até mesmo utilizar o patrimônio líquido da empresa.

Os investimentos em ativos reais estão classificados dentro das decisões mais significativas da economia, pois atingem a expectativa econômica de uma nação. Este tipo de investimento representa a possibilidade ou não de elevar o capital da empresa? Caso seja possível, de que forma? Comprando máquinas e equipamentos, ampliando o espaço físico, investindo em treinamento e capital humano e outras.

O gestor financeiro tem que primeiramente conhecer um pouco de mercado e avaliar os retornos oferecidos pelo mercado e seus ricos e entender que o dinheiro sofre alterações de um dia para outro o que poderia ser comprado ontem pode ser que hoje não possa mais ser comprado. Fazer qualquer tipo de investimento sem olhar para o mercado é totalmente errado, uma vez que objetivo de uma organização é maximizar seus lucros.

Em geral antes de ser executar qualquer tipo de projeto deve se feito fazer uma avaliação financeira do que pode ser conseguido de retorno com o mesmo capital que pretende ser utilizado no projeto, ou seja, verificar o custo de oportunidade é extremamente importante e indispensável para qualquer análise de viabilidade econômica.

A avaliação de projetos de investimentos engloba diversas técnicas que permitem avaliar suas viabilidades, vão ser abordadas no trabalho às técnicas mais utilizadas hoje em dia como: o Payback (prazo de retorno do investimento inicial), TIR (taxa interna de retorno) e o VPL (valor presente líquido).

Durante o processo de avaliação do projeto é preciso ter uma taxa que sirva de comparação para determinar se o projeto deve ou não ser feito, essa taxa que vamos citar no trabalho sempre a comparando com os critérios de decisão, representa um retorno mínimo que o investidor pretende ter e que pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com