TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Conhecimento

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                                                        [pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

Avaliação a Distância

Disciplina: Teoria do Conhecimento

Curso: Ciências Econômicas

Professor: Luiz Henrique Milani Queriquelli

Nome do aluno: Renato Salvador Fernandes

Data: 02/05/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade deve ser realizada em três etapas:

ETAPA 1: PARTINDO DAS MINHAS PRÓPRIAS INQUIETAÇÕES

Nesta etapa você deve escolher e descrever uma dúvida, uma inquietação que você tem ligada à área de conhecimento do seu curso. De preferência, essa dúvida deve estar ligada aos motivos que o levaram a escolher o seu curso. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração”. “Sempre quis entender por que há tantas leis que não são nem cumpridas nem fiscalizadas no Brasil, e isso me levou a querer estudar Direito”. “Sempre quis saber como se faz um jogo para computador, e isso me levou a querer estudar Multimídia Digital”.

Elabore e explique uma inquietação sua, fornecendo o máximo de detalhes possível. Sua resposta deve ter entre 5 e 15 linhas. (2 pontos)

Resposta:

Não escolhi o curso de ciências econômicas, foi o curso que me escolheu. Porém, depois de um tempo cursando e trabalhando na área surgiram diversas inquietações no ramo financeiro, econômico e social. Juntando as inquietações nesta área, pode-se surgir uma inquietação maior ainda, que seria: Porque o Brasil com todos os recursos existentes e pertencentes, não consegue ser um país mais desenvolvido economicamente e socialmente, ao ponto de existir tanta diferença e desigualdade social e a maior parte da riqueza está concentrada em uma pequena parte da população?

ETAPA 2: QUE CAMINHO EU VOU SEGUIR PARA RESOLVER A MINHA INQUIETAÇÃO?

Nesta segunda etapa, você deve propor um “caminho”, uma abordagem científica, para resolver a sua inquietação. Durante esta unidade, você teve oportunidade de conhecer abordagens como o racionalismo, o empirismo, o criticismo, o falsificabilismo, entre outras. Agora, você deve assumir uma dessas abordagens e explicar como você, a partir dela, vai abordar o seu problema. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem empirista: vou levantar o histórico de todos os pequenos negócios que minha família já teve, vou verificar em que momento eles começam a falir, e vou ver se consigo encontrar algum padrão entre as causas de falência.” Ou ainda: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem falsificabilista. Li numa reportagem do Sebrae que a maioria das empresas fecha precocemente por causa de 6 motivos: falta de planejamento; cópia de modelos de negócio; falta de acompanhamento da rotina da empresa; descontrole do fluxo de caixa; falta de divulgação da marca; falta de adaptação às necessidades do mercado. Vou verificar no histórico das minhas empresas familiares se essa teoria do Sebrae está correta. Se eu encontrar alguma causa que não corresponda a nenhum desses 6 motivos, ou alguma causa ligeiramente diferente, vou escrever para o Sebrae informando que a teoria deles precisa ser ajustada, pois não explica o meu problema.”

Descreva e explique qual abordagem científica você assumirá para resolver a sua inquietação. Sua resposta nesta etapa deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. (6 pontos)

Resposta:

Para estudar, observar e entender esta inquietação, podemos utilizar de várias abordagens cientificas como as que foram propostas. Utilizando a abordagem do racionalismo, que pode-se dizer que é uma corrente filosófica baseada nas operações mentais para definir a viabilidade e efetividade das proposições apresentadas, que iniciou com a definição do raciocínio como uma operação mental, discursiva e logica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões. O racionalismo afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que esta causa não possa ser demonstrada empiricamente.

A origem da desigualdade social na humanidade está diretamente ligada à relação de poder, estabelecida desde o princípio dos tempos, popularmente conhecida como “A lei do mais forte”, principalmente após a revolução industrial que intensificou este quadro de desigualdade entre burgueses e proletários, devido ao grande número de mão de obra existente já nesta época, o salário pago era irrisório de modo a nem contemplar as necessidades básicas do indivíduo e de sua família, fazendo assim com que a disparidade entre as classes aumentasse ainda mais. Os aspectos mais relevantes e simples para estabelecer a diferenciação e logo, a desigualdade entre os homens, são os físicos e sociais. O capitalismo, como uma das suas principais características, tem o acumulo de capital para girar a “roda da economia”. Então, quem detém o capital é quem tem as melhores condições de moradia, acesso a recursos, educação, etc.

No Brasil, a colonização por Portugal ocorreu através da monocultura, o que acentuou ainda mais as disparidades sociais. A mão de obra utilizada era mão de obra escrava, em sua maioria negros, os quais não possuíam menores condições de vida digna, já que não eram considerados humanos. Nesse período só tinha acesso ao estudo aqueles que possuíam condições de ir para Europa, já que no Brasil não haviam escolas e nem faculdades. A condição de miséria no Brasil era praticamente hereditária, sendo quase impossível uma pessoa de classe baixa melhorar sua condição financeira e se tornar classe média ou alta. Hoje em dia, ocorreu uma pequena melhora em relação as desigualdades sociais graças a programas implementados nos últimos anos, e são com estes exemplos de programas que podemos utilizar para diminuir cada vez mais esta diferença entre as classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (269 Kb)   docx (77.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com