TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria econômica

Seminário: Teoria econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 2 PLT

A teoria econômica iniciou-se principalmente quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações em 1776. Anteriormente a atividade econômica deveria orientar-se de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade.

Durante o século XIX a ciência economica era conhecida como Economia polítia, sumindo no proximo século com a influência da teoria marginalista, que almejevou ser uma ciência pura, dai a denominação de Economia apenas.

Antiguidade

Aristóteles em seus estudos sobre aspetos de administração privada e sobre finanças foi uma das primeiras referências. Xenofre aparentemente cunhou o termo economia, no sentido de gestão de bens privados. Lei da Usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo.

Mercantilismo

Primeira esola econômia, o mercantilismo tinha algumas preocupações explíitas sobre concentração de metais preciosos de uma nação. Havia princípios de como desenvolver o comércio exterior e acumular riquezas. O governo que tivesse o maior riqueza seria o páis mais forte e poderoso. A politica mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.

Fisiocracia

Os Fisiocratas afirmavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universas, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. Fançois Quesnay foi o primeiro a dividir economia em setores tendo relação entre eles. Ele está na origem do sistema de circulação monetária imput-output criado por Leontief.

A fisiocraia surgiu como reação ao mercantilismo e sugeria que era desnecessaria a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema e tudo o que fosse contra ela seria derroratado.

A riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades economicas.

Adam Smith

Entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico. Tinha a ideia de que todos os agentes acabam promovendo o bem- estar de toda a comunidade. Principio do Liberalismo.

Considerava, ainda, que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano ( teoria do valor-trabalho) e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão do trabalho. O papel do Estado deveria corresponder apenas a proteção da sociedade e manutençao de obras e instituições necessarias, mas não á intervenção nas leis de mercado e na pratica economia.

David Ricardo

Desenvolveu alguns modelos economicos com grande potencial analítico. Aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação na renda da terra.

Analisou porque as naçoes negociam entre si, se é melhor para eles comercializarem e quais produtos devem ser comercializados. Criou a Teoria das vantagens comparativas para responder essas questoes.

Deu origem a duas correntes antagonias: corrente neoclassica(abstraçoes simplificadoras e Marxista( enfase dada a questão distributiva e aos aspectos sociais na repartição de renda)

John Stuart Mill

Foi autor da obra que consolidou as teorias anteriores a ele, aprimorando a definição sobre restrições e vantagens de funcionamento de uma economia de mercado. Seu trabalho foi o principal dentre os utilizados para o ensino de Economia.

Jean- Baptiste Say

Popularizou a famosa “lei da oferta e da procura”, onde a quantidade de determinado produto no mercado regula seu próprio preço, ou seja, quanto mais do produto é disponibilizado, menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com