TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria econômica - análise microeconomica

Pesquisas Acadêmicas: Teoria econômica - análise microeconomica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  10.516 Palavras (43 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 43

ECONOMIA

Subsídio a aulas de Economia I, Economia II e

TEORIA ECONÔMICA - ANÁLISE MICROECONOMICA

Introdução à Economia (A)

Conceito: É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.

Este estudo recomenda algumas definições básicas, a saber:

Necessidade: é a exigência, de caráter individual ou coletivo, que deverá ser satisfeita mediante o consumo de um bem ou serviço. Estas necessidades podem ser:

a) Individuais:

- absolutas - são comuns a todos os indivíduos e normalmente estão ligadas às necessidades básicas de origem natural ou biológica (ex.: comer, beber, vestir, abrigar-se, ... )

- relativas - são diferentes para cada indivíduo e influenciadas por uma série de fatores como valores, costumes, região, gosto, ......

b) Coletivas: são aquelas de toda a sociedade, como educação, saúde, segurança, lazer, saneamento, ......

Bens e Serviços: é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana, portanto, é algo que tenha utilidade. Podem ser assim classificados:

Bens livres - quando as quantidades disponíveis são muito maiores do que as exigências de consumo, ou quando o seu acesso não exige esforço ou custo (ex.: ar, luz do sol, ...

Bens econômicos - são aqueles escassos, ou seja, cuja demanda é superior a sua disponibilidade, ou que exigem custo e esforço para sua obtenção. São transferíveis e podem ser trocados entre si. São (1) bens de consumo, (2) bens intermediários e (3) bens de capital.

(1) Bens de consumo - aqueles destinados ao atendimento de necessidades diretas de pessoas ou empresas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis (geladeiras, fogões, automóveis) ou como não - duráveis (alimentos, produtos de limpeza).

(2) Bens intermediários - são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).

(3) Bens de Capital - são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações.

Consumo - é a ação exercida pelos indivíduos, sociedade e empresas para satisfazer suas necessidades por meio da aquisição de bens e serviços.

Consumidor - são os indivíduos e empresas que praticam consumo ou demandam determinados bens e serviços. E a unidade básica de consumo.

Produção - é a transformação de bens e serviços em outros bens e serviços.

Fatores de produção: são aqueles necessários à produção de qualquer bem ou serviço e são constituídas pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

Cada fator de produção corresponde uma remuneração, a saber:

Fator de Produção Tipo de Remuneração

Trabalho Salário

Capital Juro

Terra Aluguel

Tecnologia Royalty

Capacidade empresarial Lucro

Mercado - é um grupo de compradores e vendedores, interagindo na compra e venda de bens e serviços. Podem ser ainda adotados os seguintes conceitos:

Conceito popular - um local especial no qual os vendedores expõem suas mercadorias para vende-las aos consumidores.

Conceito econômico - é a área dentro da qual as forças econômicas (oferta e procura) convergem para o estabelecimento de preços.

Conceito econômico-geográfico - espaço onde vendedores e compradores, constituindo as forças de oferta e procura, entram em contato e estabelecem as condições de compra e venda e, em conseqüência, fixam um preço, ou preços, para a s mercadorias transacionadas.

Conceito moderno - espaço geoeconômico no qual a oferta e a demanda de um bem ou serviço, ou um grupo deles, estabelecem relações contratuais de compra e venda ou de prestação de serviço.

Sistemas Econômicos

Pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.

Os elementos básicos de um sistema econômico são:

A) Estoques de Recursos Produtivos ou Fatores de Produção: recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, terra, reservas naturais e a tecnologia.

B) Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas.

C) Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são à base da organização da sociedade.

Os sistemas econômicos podem ser classificados em:

A) Sistema capitalista, ou economia de mercado, é aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.

B) Sistema socialista ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção.

Os Problemas Econômicos Fundamentais

Da escassez dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com