TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria microeconômica

Tese: Teoria microeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

Principais mudanças ocorridas no Brasil acontecem a partir da república velha até os dias atuais do ponto de vista social econômico e políticos. O período da história republicana brasileira, que vai de 1889 a 1930, costuma ser chamado de República Velha. Neste período, decretou-se o fim do voto censitário (baseado em renda), instituindo-se o voto para os brasileiros maiores de 21 anos. Entretanto, foram excluídos analfabetos, padres, soldados e mulheres. Na República Velha, o número de eleitores cresceu, mas não chegou a ultrapassar, em média, 3% da população do país. Além disso, os eleitores não podiam votar de forma livre e democrática, pois o sistema eleitoral baseava-se no voto aberto, que possibilitava a violenta interferência dos chefes políticos. Durante a República Velha, a economia brasileira era fundamentalmente agrícola, e quase 70% da população ativa (1920) trabalhavam na agricultura, bem diferente do Brasil atual que tem uma economia diversificada, apresentando atividades nos setores agrícola, industrial e de serviços. A questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas. Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados.

- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escritura a contabilidade - as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizarem os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivo.

A microeconomia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos.

• A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizarem os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivo.

• A microeconomia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos.

A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o Administrador Financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para a empresa. Deve perceber as conseqüências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Visam definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídas da teoria Microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico.

Os riscos e determinação de valor estão fundamentados na teoria Microeconômica. Quando se verificar essa condição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com