TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria econômica recente

Seminário: Teoria econômica recente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

A teoria econômica recente

A partir dos anos 1970, o paradigma dominante na microeconomia sofre uma inflexão de modo a melhor integrar todas as anomalias e imperfeições do mercado.

O quadro geral da nova microeconomia é preferencialmente reduzido à análise de um só mercado e o seu estudo científico baseia-se mais em constatações que se julga serem representativas do funcionamento da economia

A teoria dos jogos, por seu lado, é um ramo da matemática aplicada que estuda as interações estratégicas entre agentes. Segundo essa teoria, os agentes escolhem as estratégias que maximizam os seus benefícios, sendo dadas as estratégias que os outros agentes irão escolher. Propõem um modelo formal das situações em que os decisórios interagem com outros agentes.

Abordagem Alternativa

Economia marxista

A economia marxista, mais tarde chamada marxiana, descende da economia clássica. Karl Marx foca na teoria do valor-trabalho e o que ele considera a exploração do trabalho pelo capital. Assim, a teoria do valor-trabalho, além de ser uma simples teoria dos preços, se transformou em um método para medir a exploração do trabalho num sistema capitalista, apesar de disfarçadas pela economia política.

Economia Institucionalista

A economia institucional foca-se na compreensão do papel do processo evolucionário e das instituições na formação do comportamento econômico.

A economia institucional enfatiza um estudo abrangente das instituições e considera o mercado um resultado da interação complexa dessas várias instituições.

A nova economia institucional do final do século XX, que integra desenvolvimentos mais recentes da economia neoclássica em sua análise.

Com os novos desenvolvimentos na teoria econômica das organizações, informação, direitos de propriedade, e custo de transação, uma tentativa foi realizada para integrar o institucionalismo aos mais recentes desenvolvimentos da economia ortodoxa, sob o título de nova economia institucional.

Escolas de pensamentos econômicos do mundo atual

Estouro da Bolha Financeira (2008)

Para compreender o valor de mercado de um ativo, corresponde ao valor fundamental, que significa o preço que se espera pagar por este produto, além do valor real. Este ciclo se repete em determinação a atitude dos investidores e do desejo de obter lucros maiores. Neste cenário, forma-se a Bolha.

O acontecimento: Bolha da Internet, no início deste século, além da recente crise do mercado de imóveis dos Estados Unidos, e que culminou a recessão mundial no ano de 2008. Historiadores, economistas e estudiosos do assunto afirmam que o processo econômico que origina a chamada Bolha Econômica, pode ter uma avaliação positiva, pois as crises deixam um residual ampliado de nova infraestrutura.

As causas específicas e mais estudadas para a origem da Bolha são a: liquidez; o excesso de liquidez monetária do sistema induz a facilidade de crédito e empréstimos pelas instituições financeiras.

Portanto, a tendência é que a bolha se forme quando há muita circulação de dinheiro sob poucos ativos. Quando a crise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com