TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de conhecimentos sobre a economia

Ensaio: Teste de conhecimentos sobre a economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Ensaio  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Cap. 1 – Questões para Refletir

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Os problemas econômicos existem nas sociedades mesmo que seu desenvolvimento seja alto ou baixo, isso acontece porque os recursos produtivos são escassos, e sempre haverá algum tipo de necessidade, mesmo em países mais ricos. Dessa forma procura-se utilizar da melhor forma possível os fatores de produção, ou seja, trabalho, terra e capital, porém será uma tentativa de “preencher” essa necessidade da sociedade, entretanto esses problemas sempre se renovam.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou a curva de transformação?

Mostra o quanto pode-se produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra com determinada tecnologia.

Para ficar melhor entendimento analise no gráfico:

Os bens seriam as letras Y e X, os pontos A, B e C (fatores de produção) são os recursos produtivos que estão sendo utilizados, o ponto D (desemprego da fatores de produção) os recursos não estão sendo ocupados totalmente pela sociedade e o E não pode ser alcançado no momento, isso só acontecerá com um progresso tecnológico ou aumento dos recursos. Essa curva mostra as opções de produção, ou seja a oferta.

3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

Em cada um dos mercados atuam as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. No mercado de bens e serviços, formam os preços de bens e serviços e o mercado de fatores de produção formam os preços de fatores de produção que são os salários, juros, lucros, aluguéis, dentre outros.

O fluxo básico é o que estabelece entre famílias e empresas. O fluxo completo incorpora o setor público, adicionando o efeito dos impostos e dos gastos públicos ao fluxo anterior, bem como o setor externo, que inclui todas as transações de mercadorias, serviços e o movimento financeiro com o resto do mundo. Assim funciona esse sistema.

4. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Bens de Capital: São utilizados na fabricação de outros bens, porém não se desgastam totalmente no processo produtivo. Ex: Máquinas industriais.

Bens de Consumo: Direcionado para o atendimento de necessidades humana. Existem os duráveis, como geladeira, carros e etc. e os não duráveis como alimento e produtos de limpeza.

Bens Intermediários: São transformados ou agregados na produção de outros bens e consumidos totalmente no processo produtivo, como insumos, matéria-prima e componentes.

Fatores de Produção: São constituídos pelos recursos humanos, terra, capital e tecnologia. Cada fator corresponde a uma remuneração, trabalho – salário, Capital – juro, terra – aluguel, tecnologia – royalty, capacidade empresarial – lucro.

5. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com