TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste seu conhecimento sobre o tema Introdução à Economia

Ensaio: Teste seu conhecimento sobre o tema Introdução à Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Ensaio  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

Cap.01 - Introdução à Economia

1)Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

─ Pois da escassez de recursos ou fatores de produção, está associada à necessidade ilimitada do ser humano, e acabam originando-se os chamados problemas econômicos fundamentais: O quê e quanto produzir: em virtude à escassez de recursos de produção, a sociedade tem que escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades fabricadas; Como produzir: a sociedade tem de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível. Para quem produzir: a sociedade tem também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e do benefício do capital, mas

também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

2)O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

─ Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento no tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual de ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

─ A razão seria entender que o custo de oportunidade de um produto é o quanto (em unidades) de outro produto se deixa de fabricar para que ele possa ser produzido. Por outro lado, não é possível produzir-se somente bens de capital para desenvolver rapidamente a economia pois, não se vive sem os bens de consumo (alimentos, por exemplo). Da mesma forma, se somente produzir-se bens de consumo, a depreciação das máquinas já existentes levaria a um sucateamento e não teríamos como repô-las, comprometendo a produção dos bens de consumo. É necessário então que o governo interfira e decida qual a combinação ideal a ser produzida de bens de capital e de consumo. Quando há um avanço tecnológico, aumento do capital disponível ou aumento da força de trabalho, a curva de possibilidades de produção se desloca para a direita, indicando um aumento nas combinações

possíveis. Já que tenho mais empregados, ou máquinas mais potentes, a tendência é aumentar a minha produção. Em país que produz mais bens de capital, o crescimento econômico é maior do que se tiver produzido mais bens de consumo. Isto é, uma produção maior de bens de capital desloca a curva de possibilidades de produção para a direita, mais do que ela seria deslocada pela produção maior de bens de consumo.

4)Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

─ Em cada um dos mercados atuam conjuntamente as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. Assim, no mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços, enquanto no mercado de fatores de produção são determinados os preços dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis, lucros, royalties, dentre outros). Esse fluxo, também chamado de fluxo básico, é o que se estabelece entre famílias e empresas. O fluxo completo incorpora o setor público, adicionando-se o efeito dos impostos e dos gastos públicos ao fluxo anterior, bem como o setor externo, que inclui todas as transações com mercadorias, serviços e o movimento financeiro com o resto do mundo. Fluxo monetário (bens e serviços dos fatores de produção) Fluxo real (bens e serviços dos fatores de produção)

Cap.02 – Evolução do Pensamento Econômico, um breve retrospecto

1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

na visão dos mercantilistas a riqueza consistia basicamente na acumulação de riquezas de uma nação, em especial de metais preciosos, esta acumulação determinava o quão poderoso e forte seria o Governo de um pais; já os fisiocratas entendiam que a terra era a única fonte de riquezas, acreditavam também que existiria uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais desejadas pela providência divina, pois a lei da natureza era suprema.

2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

sem duvida o mais destacado dos economistas clássicos é também seu precursor, quando da publicação da obra 'a riqueza das nações', Adam Smith, apresentou diversas questões econômicas, que abordam desde as leis do mercado e aspectos monetários até a distribuição do rendimento da terra, além de um conjunto de recomendações políticas.

Principais ideias

uma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com