TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de teoria do valor

Artigo: Trabalho de teoria do valor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Artigo  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Araújo (1995), em sua explicação sobre a teoria de Smith, a busca do próprio interesse leva ao mais inesperado resultado: a harmonia social. Esta harmonia foi provocada pela competição. Assim, não se deve intervir nas leis do mercado. Deixada a si mesma, a economia caminha para o melhor dos resultados, conduzida por uma espécie de mão invisível. Esta é a essência do que ficou conhecido como liberalismo econômico.

A terceira indagação de Smith é uma decorrência da anterior e do papel que ele atribui à acumulação de capital, resultante do aumento de produtividade, provocado pela divisão do trabalho. Apesar de a situação do operariado na época ser muito ruim, Smith acreditava que seguindo as leis naturais a riqueza só podia crescer e, crescendo, beneficiaria a todos. Conforme Araújo (1995), sua visão de mundo era a visão de um otimista.

David Ricardo, cujas idéias mais importantes referem-se à:

a) Teoria do Valor, onde Ricardo entende que o preço das mercadorias é determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada. Ou seja, o valor é dado pelo seu custo em trabalho (teoria do valor-trabalho).

b) Teoria da Repartição, que procura explicar a repartição do produto nacional entre as diversas classes sociais.

Embora com teorias diferentes, Ricardo também tem por preocupação o crescimento econômico. Faz a defesa de seu pensamento com a Teoria da Evolução Econômica, onde considera os elementos salários, lucros e investimentos. Ainda, a Teoria das Vantagens comparativas, que considera que um país deve produzir aquilo que, comparativamente a sua possibilidade compra de outros países, seja mais barato produzir. Logo, deixando para o outro país produzir aquilo que é mais barato. Assim, concentram-se esforços na produção do que é mais vantajoso e compra-se de fora o que for mais caro produzir.

Thomas Malthus preocupava-se com o problema da superprodução. Segundo ele, era preciso aumentar a demanda de bens de consumo. Malthus entendia que não se daria um aumento na demanda por parte dos capitalistas, pois estes mais investiam do que consumiam. Também, não poderia aumentar por parte dos trabalhadores, que recebiam salários próximos ao nível de subsistência. Assim, o consumo só poderia ser aumentado por parte dos que recebiam rendas. Tornou-se defensor dos proprietários de terras, por entender que somente os latifundiários eram os únicos capazes de efetivamente aumentar a demanda de bens de consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com