TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de baldrays e sexos

Trabalho acadêmico: Tratamento de baldrays e sexos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 17

Sumario

Tratamento de Baldrames e contra pisos ......................................................2

Manutenção e Reparo de Paredes ..................................................................4

Impermeabilização de laje ..............................................................................10

Impermeabilização de Piscinas e Caixas D'água..........................................12

Impermeabilização de Áreas frias .................................................................14

Conclusão ........................................................................................................17

Bibliografia ......................................................................................................18

A PROTEÇÃO DA CASA COMEÇA NO ALICERCE

SE NÃO ESTIVER BEM IMPERMEABILIZADA, A FUNDAÇÃO PODE VIRAR UM ELEVADOR PARA A UMIDADE.

SAPATA Ela sustenta o peso da casa na base das paredes. Se correr por toda a extensão da alvenaria, chama-se sapata corrida; se estiver apenas nos pontos específicos das colunas, é a sapata isolada (veja ilustração acima). Nos dois casos pode-se associar produtos do sistema rígido e do flexível. Os primeiros aplicam-se nas partes em contato com a terra, tanto no concreto armado quanto na argamassa para assentar os tijolos que revestem o baldrame. “Ali há muita umidade e pouca movimentação do solo”, diz a engenheira civil Eliene da Costa, da Otto Baumgart, em São Paulo. Sobre o baldrame, na altura do contra piso, o melhor recurso são os sistemas flexíveis, ou seja, mantas e membranas que acompanham a movimentação da estrutura.

RADIER Esse tipo de fundação se parece com uma laje – ela suporta toda a construção e também serve como contrapiso. Por ser uma área extensa e, por isso, mais sujeita às fissuras, o melhor é optar pelas mantas. Elas devem envolver o lastro como um lençol de elástico protegendo um colchão. Os especialistas aconselham a colocação de britas diretamente sobre o solo, onde se erguerá o berço de concreto. As pedras servirão como drenante. Outro detalhe: entre a impermeabilização e o contrapiso, alguns aplicadores costumam colocar folhas de papel kraft.“Assim, a manta ou a membrana ficam protegidas, caso seja necessário quebrar o piso numa reforma ”, explica o engenheiro civil Marcelo Ming, da Lwart, de Lençóis Paulistas.

SONDAGEM Muita gente dispensa o estudo do terreno (que inclui levantamento topográfico) sem saber como essas informações são valiosas na hora de determinar o tipo de fundação e de impermeabilização a serem utilizadas. É fundamental saber se há lençol freático e variação de permeabilidade.

E AS ESTACAS?

Em solo pouco firme ou em terreno muito inclinado, pilares de concreto adentram a terra – é um outro tipo de fundação. Mas eles não sofrem com a ação da água, portanto, dispensam proteção.“Para ocorrer a corrosão das barras de aço das estruturas, seria necessário que elas ficassem ora expostas ao oxigênio, ora cobertas de água ”, diz o engenheiro civil Paul Sérgio Oliveira, da Sika, em São Paulo.

SEM FUROS

Não custa lembrar: muitas vezes, durante a instalação de conduítes, as mantas impermeabilizantes acabam perfuradas, dando espaço para infiltração. Previna-se analisando todas as informações ainda no projeto .E quando for preciso rasgar parede ou piso preveja nova impermeabilização para o ponto.

SIGA À RISCA

Está na embalagem? Obedeça. Henrique Setti, gerente de marketing da Viapol, aponta: aplicar menos quantidade de produto que o necessário é um erro comum.“Fique atento ao consumo de material para verificar se as especificações estão sendo seguidas”, diz. Os fabricantes são responsáveis pelas informações fornecidas. Se você cumprir o recomendado e tiver problemas, pode acioná-los nos órgãos de defesa do consumidor.

A PROTEÇÃO DA CASA COMEÇA NO ALICERCE PISO

O que chamamos de piso, aqui,é na verdade o piso que está em contato com a terra – ou seja,o contrapiso. Portanto, quem tem fundação radier,que você anteriormente, e adotou aqueles procedimentos já está protegido. Para casas com outros modelos de fundação, o produto a ser utilizado depende das características do solo – viu como é útil encomendar o estudo do terreno? Se for pouco estável, ou seja, sujeito a movimentações e umidade, parte-se para os impermeabilizantes flexíveis. Eles mantêm a casa protegida mesmo se o vai e vem acabar ocasionando pequenas fissuras. Em solos compactos e secos, pode-se utilizar os produtos do sistema rígido. Neste caso, na argamassa do contrapiso usa-se cristalizante, hidrofugante ou argamassa polimérica.

PAREDE Nas fachadas, elas sofrem com a umidade do solo e com a de percolação, causada pelas chuvas. Proteja-a dos dois lados com produtos do sistema rígido. Comece assentando as quatro primeiras fiadas de tijolo com argamassa impermeabilizante. Depois, do lado externo, aplique reboco com impermeabilizante até a altura de 1 m, se a casa tiver beiral. Caso contrário, suba a proteção até a cobertura. Do lado de dentro, há quem recomende o mesmo tipo de reboco até o teto. “Sugiro aplicar apenas até 1,40 m de altura, pois nessa faixa surgem as fissuras responsáveis pela passagem da água de fora para dentro”, diz o químico Rolando Infanti, da Betumat, em Salvador. Paredes internas pedem só 50cm de impermeabilização – pois os pisos protegidos neutralizam os efeitos da umidade ascendente.

Manutenção e Reparo de Parede

O objetivo da descrição que a seguir encontrará vai de encontro à crescente sensibilização que se justifica enaltecer e que tem a ver com o sentimento de fazer parte de uma comunidade que se preocupa com o seu patrimônio,com a qualidade de vida inerente e genericamente, com valores que é urgente requalificar e conservar.

Com um Know-how de 25 anos e uma postura empresarial certificada por exigentes parâmetros europeus, a Tintas 2000 propõe-lhe um Sistema de última geração exaustivamente elaborado para o combate e solução das patologias na degradação de edifícios – SIREM (sistema integrado de reabilitação e Manutenção).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com