TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Troca da Grade Currícular

Por:   •  29/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  3.060 Visualizações

Página 1 de 12

Aula 1 - Introdução à ética

1)Os gregos diziam: "A ética é a morada do homem". O que isso significa?

O sentido de morada que os gregos da Antiguidade consideravam ia além das quatro paredes e era um conceito existencial. Era confiado ao cidadão que, vivendo conforme normas e leis existentes, teria a segurança de uma vida ética.

2)Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas. Podemos afirmar que a ação correta é aquela que:

todas as afirmativas estão corretas.

3)Um representante muito importante da Idade Média escreveu a seguinte frase: "A verdadeira filosofia e a verdadeira religião são uma e a mesma coisa". Diga o nome desse representante da Filosofia na época.

Santo Agostinho.

4)Quem foi Aristóteles?

[pic 1]Todas as alternativas anteriores estão corretas.

5)Na Era da Modernidade, o termo foi utilizado para designar uma nova ética, o Ethos, casa comum. Ele foi pensado como uma nova forma de refletir sobre o futuro. Identifique alguns conceitos de Ética construídos nesse momento histórico.

Todas as alternativas estão corretas.

AULA 2 - ÉTICA PROFISSIONAL, SOCIAL, POLÍTICA

1)A Ética Social se apoia em seis princípios clássicos: Dignidade da Pessoa, Direito de Propriedade, Primazia do Trabalho, Primazia do Bem Comum, Solidariedade e Subsidiariedade. Sobre a Primazia do Bem Comum, é correto dizer que:

O interesse do coletivo deve se sobrepor ao interesse individual, pois o avanço de uma sociedade depende do esforço conjunto das pessoas e só pode ser alcançado com a colaboração de todos os integrantes do grupo.

2)Entre as virtudes primordiais para uma Ética Profissional é importante que se aja com transparência nas atividades e honestidade com gestores e colegas de trabalho. Essas atitudes dizem respeito a qual virtude da Ética Profissional?

Integridade.

3)O homem feliz é “aquele que é ativo de acordo com a virtude completa e é adequadamente fornido de bens externos, não por um período de tempo não específico, mas em uma vida completa, destinado a viver e a morrer consequentemente”. A definição de Aristóteles encaixa em qual conceito de Ética?

[pic 2]Ética Social.

4)Um conceito amplamente utilizado atualmente é o da Sustentabilidade. Empresas e organizações procuram hoje o título de “sustentáveis” e, para tanto, precisam demonstrar suas práticas corretas em três esferas: ambiental, econômica e social. Assinale a alternativa correta sobre a definição de Sustentabilidade:

[pic 3]O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

5)A Ética Política se distingue pelo modo como as decisões tomadas afetam um grande número de pessoas. Não se trata mais de pensar “o que devo fazer” ou refletir sobre o conceito de “Bem”, mas atuar de forma pragmática nos assuntos da coletividade. O fato de alguns indivíduos tomarem decisões que afetam a vida de muitas pessoas merece atenção especial, pois, entre outras coisas, decidem sobre o uso da força e o início ou término de guerras. São importantes para o entendimento da Ética Política os conceitos de poder e autoridade. Os governos constituídos se apoiam nesses dois pilares, o poder delegado pela população ou exercido de maneira autocrática e a autoridade, que lhes permite agir mesmo contra o interesse de algum indivíduo particular. Sabendo disso, assinale a alternativa correta em relação à teoria Funcionalista:

É a capacidade de exercer certas funções em proveito do sistema social considerado no seu conjunto.

AULA 3 - Ética e Direito

1)As normas de caráter moral variam de acordo com seu contexto social-histórico e conforme a cultura em que estão inseridas. Elas sempre podem ser questionadas e substituídas por outras normas de caráter moral. Com relação a esse fragmento de texto, pode-se concluir que:

as normas de caráter moral são o conjunto de valores comportamentais norteadores dos indivíduos, podendo variar de acordo com a cultura ou com o contexto histórico.

2)Observe os dois fragmentos abaixo e marque a assertiva que esteja de acordo com ambos:

"Por outras palavras, não há determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. [...] Não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento. Assim, não temos nem atrás de nós nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores, justificações ou desculpas. Estamos sós e sem desculpas. É o que traduzi dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo o que fizer." (Jean-Paul Sartre - O existencialismo é humanismo)

"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não fazem como circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado." (Karl Marx - O 18 blumário de Luís Bonaparte)

Sartre defende que não há determinismo, pois o homem é livre, tem esse valor em sua condição ética e desde o momento que vem ao mundo é responsável por tudo que faz. Já Marx, estabelece um meio termo para o determinismo.

3)"Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei."

Nesse fragmento, podemos perceber que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral. Acerca disso, podemos concluir que:

a conduta moral refere-se às vontades internas do próprio indivíduo. Já o direito, é imposto por uma ação exterior e ela se concretiza no momento de seu cumprimento, ainda que as razões que levaram ao cumprimento delas não sejam morais.

4)Acerca da relação estabelecida entre moral e ética, podemos concluir que:

moral é um conjunto de valores estabelecidos em determinado contexto histórico de uma sociedade e a ética é a reflexão sobre esses valores estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (231.6 Kb)   docx (219.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com