TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de produção

Artigo: Técnica de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  142 Visualizações

Técnica de produção

Uma técnica de produção é uma particular combinação dos diversos meios e materiais de produção. Um processo individual de produção novo determinará o uso de cada meio na combinação de acordo com a melhor técnica, sendo essa a mais produtiva (que resulta no menor preço de produção).

O capital investido em uma técnica de produção é composto de capital fixo (maquinário, edificação e localização) e capital circulante. A rigidez do capital investido, e com ela a rigidez da prória técnica de produção, depende da proporção do capital fixo sobre o capital circulante, o período de obsolescência do capital fixo e da taxa de lucro médio na economia. A presença desse último mostra que a rigidez da técnica não é apenas intrínseca --não depende apenas de suas próprias características--, senão, está inserida na produção social como um todo.

A substituição de uma técnica de produção implica no custo da desvalorização do capital fixo ainda não amortizado, desmentindo o pressuposto do equilíbrio --e da transformação instantânea e sem custo-- da teoria marginalista.

*

A presença da taxa de lucro, não intríseco ao processo de produção individual, senão à economia como um todo, na fórmula da rigidez ou nas condições de substituição da técnica (figura inferior), ilustra a inserção do processo de produção individual na produção social como um todo.

Referência

Deák (1985) Rent theory and the price of urban land/ Spatial organization in a capitalist economy PhD Thesis, University of Cambridge, Cambridge, especialmente "Chap.5 Fixed capital and the transformation of the production process"

cd,5.9.13

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com