TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um novo Cenário competitivo

Artigo: Um novo Cenário competitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  Artigo  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Um novo Cenário competitivo

O mundo dos negócios está se tornando um cenário cada vez mais competitivo, devido a grandes mudanças estruturais que estão ocorrendo em diversas partes do mundo.

Três pontos importantes para tal mudança são: Fusões, incorporações e alianças estratégicas, que estão ocorrendo em diversas partes do mundo. Segundo estatísticas mais de U$ 3 trilhões foram investidas em fusões e aquisições.

Estas aquisições e fusões estão ocorrendo em vários setores da economia, desde a extração de minério ao mercado financeiro e automobilístico. Como um grande exemplo pode-se citar a fusão entre a Chevron e a Texaco Exxon no mercado de petróleo. Muitas outras ainda estão em andamento e que com certeza novas formas de gestão de recursos e alocação estão por vir.

Alguns segmentos da economia sofrem desregulamentações e isso cria facilidade para que haja aceleração nas aquisições, fusões e alianças. Os segmentos de telecomunicação, transporte e financeiro são muito atrativos ao capital mundial, onde no Brasil pode-se perceber que estes setores estão passando por importantes processos.

Alguns países estão tomando medidas a fim de evitar que estas fusões tornem-se oligopólios na economia, devido a grande concentração de capital. Um setor que está se enquadrando ao novo modelo de produção é o setor automobilístico, não apenas pelas aquisições, mas também por mudanças no sistema de produção e logística.

A internet é essencial para o mercado atual, onde as empresas em diferentes partes do mundo podem se comunicar instantaneamente a qualquer hora do dia ou da noite, podendo assim até fechar negócios importantes. Antigamente cada região era abordada separadamente, hoje em dia isso mudou, pois fazem as regiões fazem parte do mesmo campo de ação. Cada vez mais os executivos precisam tomar ações rápidas, pois as empresas estão vulneráveis às ameaças das estratégias de cooperação.

Outro ponto importante que a tecnologia trouxe foi o de fortalecer as alianças entre empresas de diferentes países. Por exemplo, podemos citar a Cisco, a metade de seus pedidos são repassados eletronicamente direto a seus fornecedores que fazem a entrega direta ao cliente, a empresa soube utilizar as facilidades que os meios virtuais disponibilizam.

Cada vez mais as organizações devem se preparar para possíveis ameaças e oportunidades que possam aparecer no mercado e assim estabelecer direcionamento para suas estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com