TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma empresa de software chamada Software Developer

Projeto de pesquisa: Uma empresa de software chamada Software Developer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A empresa desenvolvedora de software chamada Software Developer localizada na cidade de São Paulo – SP necessita de uma empresa que possa auxiliá-la nos seus projetos, devido a este fator achou necessário e contratou a consultora “Consulting” com o objetivo de entregar um estudo que contenha a análise de impacto, planejamento, desenvolvimento e a implementação de melhorias nos processos de TI.

A empresa Software Developer é uma empresa que desenvolve software para bancos que fornece produtos como: sistema de consórcio, sistema de financiamento e sistemas para empréstimos; ela prove sistemas para instituições financeiras, mas apresenta falhas que devem ser administradas pela Consulting. Além disso, os sistemas desenvolvidos pela Software Developer possuem falhas quando já estão em produção.

A empresa Software Developer também prove serviços de suporte especializado para atuar em incidentes nos ambientes onde seus programas estão instalados, a consultora Consulting deverá administrar alguns problemas que foram notados no processo dessa empresa para que haja uma solução a estes problemas e adotar um sistema de qualidade para que tenha uma melhoria de processos.

A empresa Consulting de consultoria deverá implantar um sistema de gerenciamento dos projetos de software da Software Developer com qualidade de forma que possa implementar o obter a certificação CMMI, baseado nos sistemas de gestão da qualidade com base nas normas de qualidade de software e modelos de melhoria do processo de software.

2

2. GERÊNCIA DE PROJETOS

Na Consulting será adotado um sistema de gerenciamento de projetos com o objetivo de obter um controle e uma administração com eficiência, objetivando o sucesso do projeto. Neste caso haverá um Gerente de projetos com a função de avaliar o progresso das atividades como a qualidade, custo e prazo, bem como seus desvios e seus riscos. Além disso, o Gerente de projetos deverá ter certa autoridade sobre sua equipe de projeto.

Para que o projeto da Consulting tenha sucesso é preciso que haja basicamente algumas especificações a serem seguidas, que são: metodologia, no caso será adotado no desenvolvimento do projeto o CMMI, a mais adequada para desenvolvimento de software; comunicação, será implantado um sistema de comunicação bem estruturado, para que o software seja desenvolvido de forma que todos os envolvidos possam obter informações inerentes ao projeto, através de reuniões e boletins informativos, assim o time poderá desenvolver suas atividades com mais conhecimento, facilitando uma solução aos problemas no decorrer do projeto; escopo e atividades, nesta.

O gerente de projetos definirá todas as atividades que será executado para atingir o objetivo, definindo o esforço necessário de cada colaborador do time definido. O Gerente de Projetos pode definir as atividades de cada um através de uma tabela, bem como o custo já definido seguido das horas necessárias para o projeto, é preciso ser bem detalhado para que haja um controle rígido das atividades e seus custos. Dessa forma o Gerente de Projetos terá um escopo sem mudanças garantindo a entrega do projeto ao cliente sem custos adicionais; recursos envolvidos no projeto, será definido no projeto todas as pessoas envolvidas: membros da equipe, clientes, fornecedores, líder.

O Gerente vai definir os recursos para o desenvolvimento do projeto definindo uma métrica para selecionar os melhores profissionais com competência para as tarefas definidas; desenvolvimento do cronograma, na Consulting o desenvolvimento do cronograma não será feito pelo Gerente de projetos, ele será criado pelas pessoas que executam a tarefa, dessa forma obterá uma melhor duração e o responsável por cada atividade, além disso, será definido que haja uma revisão do cronograma com todo o time para melhor identificar as atividades; riscos.

3

Será implantado uma gestão de riscos do projeto para identificar os riscos, criando uma lista de fatores de risco e um plano para lidar com eles, assim poderá monitorar os riscos e as ações que deverão ser tomadas para minimizar seu impacto no projeto, início e fim do projeto, será formalizado o início do projeto com o sponsor através de uma reunião de forma a sinalizar o início das atividades com todos os membros da equipe, bem como o seu término demonstrando os resultados alcançados.

Após a finalização do projeto a Consulting realizará uma reunião com a equipe para identificar os problemas, erros e acertos e gerar um documento das lições aprendidas que poderão ser úteis em novos projetos, evitando o acontecimento dos mesmos erros e problemas da desenvolvedora de software, a Software Developer.

2.1. O Gerente de projetos

A Consulting vai gerenciar a contratação de um profissional para gerenciar os projetos da Software Developer, onde deverá impor dentro dos requisitos de contratação deste profissional um perfil traçado que deverá sair dentro da própria Software Developer com capacidade para assumir o cargo, deverá ser uma pessoa que tenha entusiasmo, força de vontade e aptidão para sobrepor as resistências impostas pelos interesses alheios de outros.

Os recursos humanos deverão selecionar um profissional que possua habilidades inerentes às exigidas, conforme as seguintes: construção de equipes, liderança, resolução de conflito, competência técnica, planejamento, organização, empreendedor, administração, suporte gerencial e alocação de recursos.

4

3. FERRAMENTA PARA GESTÃO DE PROJETOS

A Software Developer apresenta falhas no controle de criação dos projetos de softwares que são desenvolvidos aos seus clientes. Para que esse problema seja solucionado a Consulting implantará nos projetos de softwares a utilização de uma ferramenta para a gestão de projetos, a Microsoft Project como mostrado abaixo na figura1:

Figura 1: Interface Project Fonte : http://www.juliobattisti.com.br

5

4. MICROSOFT PROJECT

A ferramenta Microsoft Project possui várias funcionalidades que vão auxiliar o gerente de projeto nas decisões e nos caminhos que irão percorrer durante todo o projeto. Para que um projeto funcione é preciso definir as atividades, duração, predecessor e responsável. Na Microsoft Project

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com