TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3M Do Brasil

Por:   •  9/2/2015  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

A 3MDO BRASIL

Na virada do século passado, quando o mundo passava por grandes transformações, cinco americanos de uma comunidade do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, lançaram-se à modernidade.

Havia naquela região promessas ocultas de uma mina de corindo, abrasivo valioso para as indústrias emergentes. De olho no minério, os cinco pioneiros fundaram a Minnesota Mining & Manufacturing Company, e, em dois anos, conseguiram extrair cerca de uma tonelada de corindo, que devido a sua baixa qualidade não foi aceito no mercado.

Perto da falência, os fundadores encontraram Edgar Ober, que acreditava ser a fabricação de lixas o grande futuro da empresa. Mais de dez anos após sua fundação, a empresa ainda não havia conhecido o que era lucro, até que em 1914, com a montagem de um laboratório em Saint Paul, local escolhido para a nova sede.

A companhia conseguiu desenvolver um novo abrasivo, mais durável, que foi logo encomendado pela indústria automobilística de Henry Ford. A partir desse primeiro pedido, a 3M não parou mais.

A 3M foi fundada em 1902 e em 1910 a empresa foi transferida para Saint Paul. Entre 1912 e 1914, as inovações técnicas e de marketing começaram a ter sucesso, e em 1916 a empresa pagou seu primeiro dividendo: seis centavos por ação.

A 3M mundial hoje tem mais de 60 mil itens de produtos, fabricados em mais de 60 países e comercializados em mais de 200. É uma das empresas mais inovadoras e diversificadas do mundo, com produtos e mercados múltiplos.

Em 9 de abril de 1946,a 3M descobre o Brasil, e instalada em uma antiga fábrica na cidade de Campinas, São Paulo, começava a produção brasileira da Durex, Lixas e fitas Adesivas Ltda.

Naquela época, a empresa contava com uma única, porém bastante original linha de produção: a das fitas adesivas transparentes. Em pouco tempo, a 3M já lançava três novos produtos.

A Durex crescia e conquistava novos mercados. Era o momento de procurar um local adequado ao desenvolvimento da companhia. Uma fazenda em Sumaré foi o local escolhido.

Após três anos de obras, máquinas e pessoal instalados, o desafio ficou por conta da produção de abrasivos. E o primeiro a ser lançado foi justamente a lixa de papel, produto primogênito da matriz em Minnesota.

Trabalhando com o dobro de funcionários da antiga Durex, a 3M do Brasil começava a se estruturar como uma grande empresa.

Apesar do crescimento, não havia nenhum brasileiro na cúpula administrativa, inteiramente formada por norte-americanos, ingleses e canadenses.

Todas as decisões tinham que passar pela aprovação da matriz (em Saint Paul), incluindo a escolha de fornecedores, caracterização final do produto, determinação das necessidades dos consumidores.

Numa época em que não havia fax, Internet e até mesmo a comunicação regional, via telefone, era muito complicada, é fácil de se imaginar as dificuldades encontradas.

A consolidação de uma infra-estrutura plena caracterizou definitivamente a 3M do Brasil como uma empresa moderna. Na década de 70, a fábrica e o departamentode vendas iniciaram um trabalho conjunto, visando o desenvolvimento dos negócios por meio do lançamento de novas linhas de produtos.

No período pós-revolução de 64, que fez o país sair de uma situação conturbada economicamente para o chamado “milagre brasileiro”, as vendas da 3M explodiram. Porém, a crise do petróleo e a conseqüente limitação das importações que se seguiram exigiram o redimensionamento da fabricação local.

Apesar das dificuldades e dos limites de importação, o desenvolvimento foi grande. Em pouco mais de vinte anos, a 3M do Brasil tornou-se o segundo maior parque fabril de todas as subsidiárias.

Com criatividade e inovação, o verdadeiro espírito da 3M pôde se alastrar por todas as áreas e setores.

A empresa cresceu ao longo de todas essas décadas em decorrência do desejo de participar de qualquer mercado ao qual pudesse fazer uma contribuição, ao invés de tentar dominar alguns poucos.

O padrão de excelência da 3M, seguro de seu caráter peculiar, volta o foco de suas atenções a seus clientes. A partir de 1995, com a implantação do Programa de Excelência nos Canais de Suprimentos, a 3M se projetou para os grandes desafios do amanhã.

E costuma utilizar-se do slogan “É o futuro cada vez mais presente”.

A empresa conta com mais duas filiais, uma em Ribeirão Preto e outra em Itapetininga, estado de São Paulo, que, somadas com a matriz, contam, em média, com 3.000 funcionários.

A atividade da empresa consiste em produzir cerca de 1000 itens, contendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com