TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Etapas Da Decisão De Compra

Artigos Científicos: 5 Etapas Da Decisão De Compra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de decisão do consumidor começa quando os consumidores reconhecem que têm uma necessidade não satisfeita e querem fazer alguma coisa para mudar essa situação.O passo seguinte é a busca de informação, quando os consumidores procuram se lembrar de experiências passadas ou procuram em fontes externas. A terceira etapa é a avaliação das alternativas disponíveis. A quarta etapa é a compra em si, momento no qual é importante garantir que o produto esteja acessível. A última etapa do processo de decisão do consumidor é o pós-compra.

Assinale a alternativa correta:

Os grupos sociais são um dos principais fatores de influência no comportamento de uma pessoa. Você mesmo já deve ter percebido que, muitas vezes, antes de decidir a compra de um produto, você conversa com seus amigos ou ouve a opinião de pessoas próximas. Essas opiniões podem ser determinantes na decisão de qual produto e/ou marca comprar. Dentre os diversos grupos sociais dos quais fazemos parte ao longo da nossa vida estão os grupos de afinidade que podem ser:

a.

Secundários: família, os amigos, vizinhos e colegas de trabalho;

b.

Primários: família, os amigos, vizinhos e colegas de trabalho;

c.

Primários: Personalidades da mídia e associações de classe;

d.

Secundários: Amigos e personalidades da mídia;

e.

Primário: apenas os amigos;

Quando determinada compra exige um alto envolvimento dos compradores e existem muitas diferenças entre as marcas e produtos disponíveis estamos nos referindo a qual tipo de comportamento de compra?

a.

Comportamento de compra complexo;

b.

Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida;

c.

Comportamento de compra habitual;

d.

Comportamento de compra em busca de variedade;

e.

Comportamento de compra por impulso;

0,8 pontos

PERGUNTA 6

Conforme estudamos em nossa disciplina, a teoria das necessidades de Maslow aplicada ao Marketing parte do pressuposto que os processos motivacionais que influenciam no comportamento de compra respeitam certos aspectos hierarquicamente delineados. Após satisfazer as necessidades de um estágio inferior, o consumidor passa, automaticamente, para o próximo estágio hierarquicamente superior. Estes estágios propostos por Maslow em sua teoria podem ser descritos como necessidades Fisiológicas, Segurança, Sociais (amor/relacionamentos), Estima e Realização Pessoal. Das alternativas abaixo, quais características não se enquadram na necessidade descrita:

a.

Necessidades Sociais – são necessidades de pertencer a um grupo ou de se identificar com determinados padrões sociais vigentes em determinados mercados como, por exemplo, pertencer a determinado círculo de amigos ou promover encontros familiares.

b.

Necessidades de Segurança – são necessidades de segurança e a garantia de proteção. Nesse sentido, podemos mencionar como exemplo, produtos de segurança como seguro de automóveis ou sistemas de segurança residenciais;

c.

Necessidades Fisiológicas – são necessidades relacionadas a sobrevivência das pessoas. São as necessidades de um estágio mais inferior na pirâmide de Maslow.

d.

Necessidade de Realização Pessoal – Esta necessidade se refere à motivação para realizar o potencial máximo do ser, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com