TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Clássica da Administração e sua Origem

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3 (passo 1)

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Antes de falarmos da Abordagem Clássica da Administração, vale lembrar que no inicio do século XX foi visto como a época da Administração. Nisto duas pessoas teve papel importante nessa marcação, Frederick Winslow Taylor de origem americana que desenvolveu o que chamamos de Administração Cientifica e Henry Fayol de origem francesa criador da Teoria Clássica.

A Administração Cientifica tem como foco a marco da divisão do trabalho, das tarefas e as divisões dos cargos. Já na Teoria Clássica o foco destina-se na estrutura organizacional, a disposição e a relação entre os setores da empresa, para melhor definir enquanto uma foca nas tarefas a outra tem sua ênfase na estrutura.

Abordagem Clássica da Administração e sua Origem:

Devido a Revolução Industrial houve o surgimento da Abordagem da Clássica, logo após as empresas tiveram um processo de crescimento rápido e acelerado, tendo como regra buscas para melhorias para se que se organizações mais eficientes devido ao crescimento de empresas. Taylor visualizou em sua época que as empresas precisavam de algo novo capaz de aumentar a eficiência das mesmas, ele tinha como foco diminuir os desperdícios e aumentar a produção, ele visava benefícios tanto para os patrões como para os funcionários. Fayol com sua teoria se preocupava com a estrutura das organizações e não com as tarefas. A administração também era tratada como ciência, assim para Fayol a administração deveria ter como base seus princípios (divisão do trabalho, disciplina, iniciativa, ordem, etc.).

PIRÂMIDE DE MASLOW

A Pirâmide de Maslow teve esse nome com base nas formas de entender as motivações do trabalhador, a cada estágio que ele vai alcançando dentro da empresa ele age pelas suas necessidades que o leva a cada vez buscar tanto suas necessidades como segurança, logo em seguida ele começa a trabalhar para atender suas necessidades físicas, alcançando isso suas necessidades passam a ser através da sua realização pessoal, ou seja, o trabalhador quando chega nesse estágio de necessidades ele não deseja apenas gratificações em dinheiro, o principal é ter sua autoestima elevada e se sentir bem com o trabalho que realiza.

A Pirâmide de Maslow se tornou uma essencial ferramenta para se usar na explicação da Psicologia Organizacional, muitas empresas procuram atender as necessidades de realização pessoal dos seus profissionais para que continuem preservando e os mantendo em sua organização.

Para melhor entendimento podemos dividir a Pirâmide da seguinte maneira: Na base da pirâmide temos as necessidades que são indispensáveis à vida de cada um essas chamadas de necessidades primárias, assim como a necessidades fisiológicas que atendem os desejos no nosso corpo físico (água, alimento, ar), mais acima segue a necessidade que lida com o sentimento e relacionamento,e por último vêm às necessidades de realização pessoal que são chamadas de necessidades secundárias. Dentre essas divisões podemos ver que as necessidades primárias atendem nosso exterior, e as necessidades secundárias atendem nosso interior.

DOIS FATORES

Desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores,tem como objetivo identificar as causas da satisfação e insatisfação dos trabalhadores no seu setor de trabalho,realizam uma pesquisa com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com