TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Dança

Artigo: A Arte Da Dança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 12

CAP. I – INTRODUÇÃO AOS ORÇAMENTOS

1.1 – INTRODUÇÃO

1.2 - CONCEITO DE ORÇAMENTO

É de vital importância a introdução dos valores futuros dentro do sistema de informação contabilística, por isso o estudo das técnicas de orçamento e projecção.

Num primeiro momento, a contabilidade trata da informação do passado através do seu sistema de escrituração dos factos administrativos ou contabilísticos. Porém, ao longo do desenvolvimento desta ciência, as técnicas e os procedimentos de análise contribuíram para possibilitar o uso dos dados contabilísticos como ferramenta de informações preditivas.

Assim, a contabilidade conclui o seu ciclo como ferramenta de apoio à administração, através das técnicas de orçamento e projecção.

Então, a informação contabilística deve constar de:

* Dados actuais

* Dados passados

* Dados futuros

A contabilidade de gestão e a contabilidade orçamental são os instrumentos básicos para a gestão e a tomada de decisões.

O processo orçamental é uma fase essencial do controlo de gestão. Há quem confunda “controlo de gestão” com o “processo orçamental”.

Os orçamentos, constituindo um dos instrumentos técnicos de controlo de gestão, ajudam os responsáveis a dominarem a sua gestão.

O objectivo desta disciplina é apresentar os conceitos básicos de orçamentos, seu processo de elaboração e acompanhamento, os principais orçamentos, os sistemas de informação que devem ser accionados, os cuidados para análise dos tipos de gastos e as projecções dos resultados.

1.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento é:

* Um instrumento de responsabilização;

* Um instrumento de decisão e de acção (é o instrumento mais forte de uma empresa);

* É uma ferramenta de controlo por excelência, de todo o processo operacional de uma empresa, pois envolve todos os sectores da empresa;

* Corresponde à tradução financeira dos objectivos e dos planos de acção a curto prazo (expressão quantitativa de um plano de acção e ajuda à coordenação e implementação de um plano).

* É a expressão quantitativa e formal dos planos da administração da empresa;

* É o planeamento estratégico da empresa traduzido em números, isto é, é a vontade dos accionistas traduzida em números!

O que interessa em termos de gestão é atingir eficazmente os seus objectivos, tendo em conta os meios de que dispõe. Objectivos, planos de acção e orçamentos são elementos inseparáveis.

Orçamentar significa processar todos os dados constantes do sistema de informação contabilística de hoje, introduzindo os dados previstos para o próximo exercício, considerando as alterações já definidas para o próximo exercício.

Sabendo o que se pretende atingir e quando se deve atingir um certo objectivo, o gestor está em condições de começar a trabalhar com seriedade os planos de acção, os quais identificarão as decisões sobre as actividades a executar no ano seguinte. Finalmente, a quantificação financeira desses planos conduz ao respectivo orçamento. Como se pode observar, existe uma ligação estreita entre planeamento e orçamento, sendo afinal o orçamento uma ferramenta de implementação da estratégia.

1.2.1 Directrizes Básicas de Planeamento

De entre as diversas responsabilidades da alta gerência de empresa, destaca-se como uma das mais importantes zelar pela segurança, estabilidade e prosperidade do negócio. Para responder com sucesso a estes desafios, é necessário:

* Avaliar constantemente os ambientes interno e externo, procurando identificar e antecipar de forma a responder prontamente às novas exigências do mercado;

* Formular as estratégias necessárias ao cumprimento das oportunidades identificadas;

* Avaliar e quantificar os riscos potenciais do negócio e promover as acções necessárias à protecção total ou parcial da empresa quanto a esses riscos.

1.2.2 Conceitos de Planeamento

Podemos definir Planeamento como um processo contínuo que visa antecipar um estado futuro de forma a estabelecer as acções necessárias à concretização deste estado por meio de intervenções activas no presente. Os planos decorrentes da actividade de planeamento devem ser estruturados de maneira formal de modo a permitir à administração da empresa actuar de maneira integrada em suas acções gerenciais. Isto significa que os planos devem ser explicitados em documentos redigidos em linguagem clara e acessível. No entanto, não basta que os planos estejam apresentados de forma discursiva. É preciso quantificá-los de forma a garantir que as acções propostas não se inviabilizem mutuamente mas que. Ao contrário, se complementem. Além disso, todos os planos da empresa devem ser flexíveis, isto é, devem permitir a adaptação às mudanças e a acção da gerência para a correcção dos rumos.

1.2 PLANEAMENTO DA EMPRESA

O planeamento empresarial procura definir de forma clara e sucinta os problemas identificados, as metas a serem atingidas e as estratégias para a realização destas metas. Um bom planeamento empresarial envolve:

* Objectividade – deve colocar ênfase na busca de resultados para a empresa com comprometimento do seu corpo empresarial;

* Selectividade – deve-se concentrar no que é essencial e relevante para a empresa;

* Coerência – deve ser compatível com a filosofia e com a cultura corporativa da empresa; * Consistência – os diversos objectivos a serem alcançados não se podem inviabilizar mutuamente;

* Realismo – deve-se restringir a objectivos factuais mesmo que o óptimo inatingível dê lugar ao bom mas realizável;

* Acções globais e participativas – envolvem o comprometimento de todos os níveis gerenciais nas etapas de elaboração, implementação e acompanhamento do que foi planeado;

* Flexibilidade – deve permitir mudanças em resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com