TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Adminiatrar

Pesquisas Acadêmicas: A Arte De Adminiatrar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como enfoque a apresentação do processo de recrutamento e seleção de pessoas para empresa GE-SELMA. Através de práticas analisadas pela literatura da orientação, são sugeridas quais as melhores ferramentas a serem utilizadas, mediante aos grandes benefícios e oportunidades de melhoria que pode ser agregado às empresas na utilização adequada deste processo. Após analise no método utilizado pela GE-CELMA nota-se que hoje em dia esta sendo utilizado o melhor método de recrutamento e seleção, tendo assim alcançado seus objetivos no mercado atuante e até superando sua expectativa e pensando em ampliar seu mercado atuante.

Com base no conteúdo trabalhado no 6º semestre nota-se que logo que foi fundada a GE passou por dificuldades, pois anteriormente há muitos anos atrás as empresas não tinham o pensamento que hoje existe com a criação do setor de RH nas empresas que a partir disso passou a ter uma maior preocupação com recrutamento e seleção de seus funcionários e com isso notou-se que A busca por profissionais qualificados que é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los. Pode-se enfatizar que quando se estabelece previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média empresa. A melhor condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significativa dentro da organização.

Tendo assim hoje a GE, tem seu RH que esta utilizando um dos melhores métodos para o recrutamento e seleção de seus funcionários, partindo em busca de pessoal já qualificado com cursos técnico que se torna ate mais barato para a empresa na hora da inserção do mesmo as suas funções, pois o mesmo já obtém certo conhecimento da área que vai trabalhar.

4

DESSEMVOLVIMENTO

O grande avanço das indústrias aconteceu após a revolução industrial, conseqüentemente a necessidade também de um número maior de mão de obra. Com a industrialização e com a forma de gerenciamento que ocorreu no início dessa era industrial, não havia a necessidade de mão de obra com muita especialização, porém ao longo dos anos com o desenvolvimento da tecnologia, o aumento de concorrência e a globalização surgem uma necessidade bem maior de mão de obra especializada e por isso a GE-SELMA enfrentou dificuldades no inicio de suas atividades. E Com toda essa evolução a necessidade de um recrutamento bem realizado, otimizando seus recursos e promovendo pessoas ideais para cargos, sendo assim não só a GE mais todas as empresa de qualquer porte pensou em uma for ma de recrutar funcionários para as organizações e trazerem benefícios às empresas de todos os portes.

O processo de recrutar, ou seja, identificar e encontrar talentos são definitivamente uma atividade muito complexa, pois são realizados procedimentos que visam os interesses das empresas e valorizam o processo com um feedback direcionado ao candidato seno a nova prática de muitas empresas que pretendem alcançar o lado humano ao recrutar e aquele que será o seu maior investimento.

O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa. Assim o recrutamento torna-se uma das principais ferramentas em que o gestor consegue verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher uma vaga de trabalho na empresa e conseqüentemente consegue sucesso à empresa bem como economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com as pessoas mais eficientes e comprometidas com os ideais da organização.

O recrutamento também pode ser definido como o processo de gerar um conjunto de candidatos para um cargo específico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado no qual a organização tentar buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos.

Recrutamento Interno é aquele que privilegia os próprios recursos da empresa. Isto é, a divulgação das necessidades (vagas em aberto) é informada por meio de comunicação – memorandos ou cartazes -, em todos os quadros de avisos da empresa, com as características exigidas pelo cargo, solicitando àqueles 2 Budget significa orçamento em inglês, neste caso orçamento de efetivos em uma organização. interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se à posição oferecida ou que enviem seus dados para análise

5

Para Carvalho e Nascimento (1997), essencialmente, o recrutamento interno está fundamentado na movimentação de quadros de pessoal da própria organização, envolvendo, entre outros, os seguintes pontos: (1) Transferência de empregos; (2) Promoções de colaboradores; Programas de desenvolvimento de Recursos Humanos; (4) Planos de carreira funcional. Havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados.

Recrutamento externo é o processo de captação de recursos humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com