TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biodiversidade do Parcão

Por:   •  12/12/2020  •  Artigo  •  6.136 Palavras (25 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 25

BIODIVERSIDADE DO PARCÃO DE NOVO HAMBURGO:

TECNOLOGIAS EM PROL DA PRESERVAÇÃO

Juliana Maria Ebert

juliana.ebert@gmail.com

Eugênia Antunes Dias

eugeniaad@gmail.com

Mariza Dias da Rosa

mariza.dr2011@hotmail.com

Resumo: No processo de produção do conhecimento para a formação da cidadania comprometida com a causa ambiental, a utilização das tecnologias de informação e comunicação tem se mostrado meios eficazes para a motivação dos alunos na produção e transmissão de uma mensagem potente para gerar uma mudança de comportamento em prol da preservação. O objetivo do Projeto de Educação Ambiental objeto desta reflexão, visou a motivação dos alunos agentes ambientais de uma escola de Novo Hamburgo/RS, na utilização das novas tecnologias para a elaboração e produção de vídeo e fotolog como meios para retratar a biodiversidade do Parque Municipal Henrique Luis Roessler - Parcão, Área de Relevante Interesse Ecológico e de uso comum da comunidade hamburguense, como forma de democratização do acesso à informação ambiental e sensibilização dos agentes e da comunidade local para a proteção do mesmo. Através da pedagogia investigativa os agentes obtiveram informações em pesquisas na internet e in loco, registrando-as através da fotografia, do vídeo e questionários aplicado aos servidores do Parque. Produziram o material por meio do fotolog e software próprio para vídeos, para divulga-lo na internet. Através dos dados obtidos na observação-participante e relatos dos agentes, verificou-se a motivação e compromisso destes em produzir material midiático visando à divulgação e proteção do Parcão. O projeto promoveu igualmente a interação entre os sujeitos, experiência na utilização de mídias e credenciou-os como multiplicadores do conhecimento produzido, contribuindo na formação da cidadania ambiental.

Palavras-chave: Mídias, Educação Ambiental, Acesso à Informação Ambiental, Motivação, Cidadania Ambiental.

Abstract: In the process of production of knowledge for the formation of citizenship committed to the environmental cause, the use of information and communication technologies have been shown to be an effective means for the motivation of the students in the production and transmission of a potent message to generate a change in behavior for the sake of preservation. The goal of the Environmental education project object of this reflection, aimed at motivating students environmental agents of a school of Novo Hamburgo/RS, in the use of new technologies for the development and production of video and fotolog as means to portray the biodiversity of Parque Municipal Henrique Luis Roessler-Parcão, Relevant ecological interest area and common usage of the community hamburguenseas a form of democratization of access to environmental information and awareness of the agents and the local community for the protection of the same. Through investigative agents pedagogy obtained information in internet searches and spot, registering them through photography, video and questionnaires applied to the servers of the Park. Produced the material through the fotolog and proprietary software to videos, to publish it on the internet. Through the data obtained in the observation end and agents ' reports, it was found the motivation and commitment of these in producing media material aimed at disseminating and protecting the Parcão. The project also promoted interaction between the subjects, experience in the use of media and accredited them as multipliers of knowledge produced, contributing to the formation of environmental citizenship

Keywords: technology, environmental education, Access to environmental information, Motivation, Environmental Citizenship.

1 Considerações iniciais

Criar histórias faz parte da cultura gaúcha e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Produzi-las em forma de vídeo e de álbum digital, enriquece e ilustra o trabalho que se pretende apresentar para esta reflexão.

Partindo dessas premissas, buscou-se um tema atual, de grande evidência e muito importante para toda a comunidade hamburguense, qual seja a proteção do Parque Municipal Henrique Luis Roessler – Parcão, um pedaço da Mata Atlântica[1] e a maior área verde urbana do município de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul (RS) e considerada de relevante interesse ecológico.

Em busca de um ambiente ecologicamente equilibrado, garantido pelo artigo 225 da Constituição Federal (CF/88)[2], ações e atividades[3] de Educação Ambiental têm sido criadas por alunos da Federação de Estabelecimento de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), juntamente com os servidores do Parque, com o intuito de sensibilizar a sociedade hamburguense para os riscos da degradação, e assim, incentivar a adoção de posturas que defendam a referida área.

A expansão da consciência ambiental se dá na exata proporção em que percebemos meio ambiente como algo que começa dentro de cada um de nós, alcançando tudo o que nos cerca e as relações que estabelecemos com o universo. Trata-se de um assunto tão rico e vasto que suas ramificações atingem de forma transversal todas as áreas do conhecimento. (TRIGUEIRO, 2005, p 13.)

Essa sensibilização é parte do caminho a ser trilhado para que a proteção do Parque seja efetivamente assegurada e para que haja a compreensão de que a busca pelo ambiente ecologicamente equilibrado depende, não somente de uma mudança de atitude, mas, também, de uma transformação social e cultural. Uma das principais alavancas para o cuidado ambiental e, por conseqüência, da área protegida em questão, é a constituição de espaços e oportunidades de conscientização ecológica.

O conhecimento sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica é importante passo para despertar um possível interesse da sociedade na tutela desse patrimônio que é o Parcão. Aliás, a Mata Atlântica é considerada Patrimônio Nacional pela CF/88 (parágrafo 4º, do art. 225).

Localizado no bairro de Hamburgo Velho, na cidade de Novo Hamburgo/RS, o Parcão apresenta uma área de 543.997,162m². A partir da década de noventa, este ambiente passou a atender a comunidade com infraestrutura para lazer e recreação, além da sua importância ecológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (349.2 Kb)   docx (128.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com