TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira - Magazine Luiz

Por:   •  13/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo:

Aluno: Alexandre Antoniazi

Turma: 0622_6

Tarefa: Análise de demonstração contábeis da Magazine Luiza- período (2019-2020)

Introdução

A empresa Magazine Luíza foi fundada no início de 1957 pelo casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tio da atual gerente Luiza Helena Trajano, no interior de São Paulo na cidade de Franca. Em 1976, com o sonho de construir uma loja que pudesse empregar toda a família, adquiriram a loja comercial, ampliando a primeira filial no anterior de São Paulo. A expansão no Triângulo Mineiro começou em 1983, acompanhando a mudança tecnológica em 1992, abriu a primeira loja online, capitalizou oportunidades de mercado, adquiriu outras lojas do mercado e firmou parcerias com outras empresas diversos segmentos de mercado. Nos últimos anos, foi uma das empresas listadas mais valorizadas do mundo e, em 2018, transformou-se em Magalu e, portanto, foi eleita a empresa mais inovadora do Brasil.

Neste caso, este projeto de análise a seguir apresentará as principais métricas de validação contábil de uma organização, mostrando o que faz com que perdas e ganhos sejam gerados. Portanto, todos os cálculos serão justificados com base nas demonstrações financeiras contábeis da empresa (balanço e DRE).

No estudo será utilizados os seguintes indicadores:

  • análise horizontal;
  • análise vertical;
  • cálculo dos índices de liquidez;
  • cálculo da estrutura de capital;
  • cálculo da lucratividade;
  • cálculo da rentabilidade.

Análise horizontal

Essa análise irá apresentar se os valores das Demonstrações Financeiras entre (2019 – 2020) se cresceram ou diminuíram comparando as informações dos períodos, possibilitando verificar tanto a situação patrimonial da empresa quanto seu desempenho, ou seja, o quanto a empresa contribui para o movimento contábil da organização.

[pic 3]

[pic 4]

Os indicadores apresentaram uma variação positiva sobre o ativo total da empresa, impulsionando um grande aumento na disponibilidade de caixa da empresa, totalizando 609% de aumento (caixa e equivalentes de caixa), obteve um crescimento 20% do ativo total, os outros indicadores como os ativos circulantes mantiveram se positivo em 488%. Já, por outro lado, apresentou um aumento em empréstimos e financiamentos da composição de passivos circulantes que chegou à 20.240% a maior que ano anterior (2019). A DRE teve um aumento considerável dos custos e demais despesas da empresa e assim tendo uma redução do lucro líquido cerca de 58% que o ano 2019.

Análise vertical

A análise avalia as demonstrações financeiras das empresas (2019-2020). Utilizado para análise fundamentalista de ações, ao olhar o balanço de uma empresa, para entender o tamanho dos dados financeiros em relação ao total, ou seja, quanto maior o percentual, mais representativo ele é nos resultados contábeis.

[pic 5]

[pic 6]

Cálculo dos índices de liquidez

Esses indicadores de liquidez significam a saúde financeira da organização e a sua capacidade de pagamento no curto prazo, médio e longo prazo.

[pic 7]

Foi possível observar que a capacidade de liquidez reduziu do ano de 2019 a 2020, portanto mesmo com a redução da liquidez análise mostrou que empresa possui de recursos disponíveis para quitar suas obrigações a longo prazo, pois o nível de ativo em relação ao passivo.

Cálculo da estrutura de capital

Esse cálculo permite identificar, na prática, como a empresa se financia, a composição do endividamento e proporção de imobilização de seus ativos, contribuindo para uma tomada de decisão futura.

[pic 8]

A empresa em 2020 se desafiadora, pois sei endividamento aumentou, mas isso não demonstrou perigo para a suade financeira da organização, mas por precauções é melhor analisar com cautela novas aquisições de capital de terceiros.

Cálculo da lucratividade

Este cálculo identifica eficiência operacional da empresa, revelando quanto a organização consegue gerar sobre o trabalho que realiza; ou seja, por meio dele é possível apontar se a receita ganha é apropriado de pagar a operação e ainda sobrar algo como “lucro”.

[pic 9]

Através da margem tanto bruta quanto operacional foi identificado que obteve queda entre os anos, porém o giro do ativo apresentou um grande aumente, dados percebidos através do crescimento da receita organização.

Cálculo da rentabilidade

O objetivo desse cálculo é mensurar o retorno do capital investido e identificar os fatores da rentabilidade obtida pelos investimentos.

[pic 10]

De acordo com análise acima é possível identificar que a Magazine Luiza apresenta uma redução dos seus índices com mais de 50%, que apresenta que em 2020 teve o menor retorno de investimos realizados em relação ao não de 2019.

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

A partir dessa análise, ele conseguiu concluir que a empresa está financeiramente saudável apesar da volatilidade e quedas significativas em algumas métricas financeiras/contábeis. Uma das razões para isso é o aumento significativo das despesas operacionais, que aumentaram em relação a 2019, com o endividamento da empresa superando 20.000% em 2020 levando a um aumento do passivo total. Verifica-se que a maioria desses passivos tem impacto na disponibilidade de caixa, aumentando sua posição de caixa em 609% e outros ativos circulantes em 488%. Também está ciente de que sua liquidez de curto prazo é menos líquida financeiramente, mas sem prejuízo para a liquidez geral da empresa, com recursos disponíveis para pagar sua dívida de longo prazo.

A margem bruta, a margem operacional e a margem líquida caíram um pouco, mas permaneceram dentro das expectativas. A "pandemia 2020" do COVID-19 trouxe efeitos posteriores, pois a análise foi concluída em um ano. Mas a análise mostra que, mesmo com todos os constrangimentos do período, o volume de negócios ativo da empresa cresceu consideravelmente, o que é indicativo da eficiência da utilização dos ativos durante o ano.

Em conclusão, podemos destacar a métrica de rentabilidade do ROI e ROE da empresa, que identifica um ROI menor devido a ambas as quedas, o Magazine Luiza está mostrando solidez em seu balanço, razão pela qual se mantém é uma empresa mais atrativa para investidores no país.

Referências bibliográficas

NETO, Alexandre Assaf. Finanças Corporativas e Valor: Finanças Corporativas e Valor. 7. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2014. p. 34-824

GOOGLE ACADÊMICO. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO- The importance of Financial Planning. Disponível em: http://www.revistaintellectus.com.br/artigos/20.210.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

GOOGLE ACADÊMICO. "O ORÇAMENTO BASE-ZERO COMO TÉCNICA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO". Disponível em: https://www.inesul.edu.br/coordenadorias/arquivos/ine_1188220914.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (462.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com