TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Força Aérea Brasileira

Projeto de pesquisa: A Força Aérea Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO

1.1Apresentação ......................................................................................... 0

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 História

2.2 Organização e Estrutura geral

2.3 Efetivo

2.4 Postos e Graduações

2.5 Exercícios

2.6 Ensino e Pesquisa na FAB

2.7 Controle do Espaço Aéreo

2.8 O CINDACTA IV

3 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1 INTRODUção

O tema a ser abordado neste trabalho é o estudo do funcionamento de uma organização pública militar, sua história, desenvolvimento, seus principais objetivos e sua função na sociedade na atualidade. A organização escolhida para este estudo é a Força Aérea Brasileira (FAB), cujos aspectos estruturais serão observados como um todo, por se tratar de uma organização de abrangência nacional, focaremos em uma de seus Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) . Tendo como objetivo a aplicação dos conteúdos estudados nas disciplinas ministradas durante semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática. Ao término do trabalho, certamente, os acadêmicos terão alcançado um entendimento mais aprofundado sobre o assunto.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1História

A Força Aérea Brasileira (FAB) é o "braço-armado" da Aeronáutica brasileira. É uma das três Forças Armadas do Brasil. É a maior força aérea da América Latina em contingente, número de aviões e poder de fogo.

A criação da Força Aérea Real(Reino Unido) em 1918, da Força Aérea Italiana (Regia Aeronautica) e da Força Aérea da Françadurante a década de 1920, levou a idéia de unir o poder aéreo brasileiro sob a mesma organização. Juntamente com esses eventos, os estrategistas brasileiros também foram influenciados pelas teorias de Giulio Douhet, Billy Mitchell e Hugh Montague Trenchard.[

O primeiro manifesto público para criar um serviço aéreo militar integrado surgiu em 1928, quando um major do exército chamado Lysias Rodrigues escreveu um artigo chamado “Uma necessidade premente: o Ministério do Ar”. Dois anos mais tarde, a Missão Militar Francesa, trabalhando para o Exército Brasileiro, deu os primeiros passos para organizar um braço aéreo nacional. A idéia recebe maior apoio quando um grupo de aviadores brasileiros vieram da Itália em 1934 e explicaram as vantagens de se ter uma aviação militar unificada. Além disso, a Revolução Espanhola e os primeiros movimentos da Segunda Guerra Mundial no final dos anos 1930 mostraram a importância do poder aéreo para as estratégias militares.

Um dos principais defensores do plano para criar uma força aérea independente foi o então presidente Getúlio Vargas. Ele organizou um grupo de estudos no início de 1940 e toda a estrutura do Ministério da Aeronáutica foi criada no final desse ano. Esta nova agência governamental era a responsável por todos os aspectos da aviação civil e militar, incluindo regulação, infra estrutura e organização.

Formalmente, o Ministério da Aeronáutica foi fundado em 20 de janeiro de 1941 e o seu ramo militar foi chamado "Forças Aéreas Nacionais", alterado para "Força Aérea Brasileira" (FAB) em 22 maio daquele ano. Os ramos aéreos do Exército ("Aviação Militar") e da Marinha ("Aviação Naval") foram extintos e todo o pessoal, aeronaves, instalações e outros equipamentos relacionados foram transferidos para a FAB.

2.2Organização e Estrutura geral

O Comando militar da força é exercido pelo Comando da Aeronáutica - COMAER, ao qual estão subordinados três Comandos-Gerais, três departamentos e diversos outros órgãos relacionadas com o funcionamento e administração da aviação brasileira, tanto civil como militar, e da pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.

Os três Comandos Gerais são:

Comando-Geral de Operações Aéreas

Comando-Geral de Apoio

Comando-Geral de Pessoal

Os três Departamentos são:

Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Departamento de Ensino da Aeronáutica

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR)

É ao Comando de Operações Aéreas (COMGAR) que estão subordinadas as unidades aéreas, bases aéreas e órgãos afins. Ou seja, o COMGAR é o braço armado da Força Aérea Brasileira.

Na estrutura do COMGAR, as unidades aéreas são agrupadas em quatro forças aéreas, a saber:

1ª Força Aérea ou I FAe, com sede na cidade de Natal. Engloba as unidades de preparação avançada de pilotos da FAB.

2ª Força Aérea ou II FAe, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Engloba as unidades de asas rotativas (helicópteros) e as unidades de busca e salvamento, patrulha marítima e de apoio a Marinha em geral.

3ª Força Aérea ou III FAe, com sede na cidade de Brasília, DF. Coordena e gerencia o emprego das unidades aéreas de aplicação estratégica e tática, bem como as de defesa aérea.

5ª Força Aérea ou V FAe, com sede na cidade do Rio de Janeiro. É responsável pelas unidades de transporte, reabastecimento em vôo (REVO), lançamento de para-quedistas e apoio a unidades do Exército.

As unidades aéreas são as organizações militares que reúnem os meios operacionais da força. Cada unidade possui uma função específica, além de aeronaves, pessoal e instalações que assegurem o seu funcionamento.

As bases aéreas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com