TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Endomarketing Na Empresa

Artigos Científicos: A Importancia Do Endomarketing Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA EMPRESA MODERNA

Para que haja êxito nas ações de endomarketing é necessário que a relação empresa/empregado seja do tipo “ganha-ganha”, ou seja, bom para ambas as partes. Nesses casos a empresa não conta com funcionários e sim com colaboradores. Qual a diferença? O funcionário é um indivíduo que é usado para prestar serviço a outrem. Colaborador é um indivíduo que assume a responsabilidade junto com a organização, por isso, está disposto a solucionar eventuais problemas, a contribuir com ideias para aperfeiçoar processos e como o próprio nome já diz, colaborar.

Marketing para dentro, este é o significado do endomarketing, ou seja, é uma ação de marketing voltada para o público interno. É uma ferramenta muito importante para valorização, qualificação e integração do cliente interno e também para torná-lo um aliado da organização. Para Brum (2010), é a relação de amor entre uma empresa e seus empregados que estabelece a necessidade de canais, instrumentos e ações de comunicação entre as duas partes.

O Capitalismo modificou profundamente a forma de se pensar a humanidade. As relações de produção foram ficando cada vez mais complexas e o sistema fabril, substituiu o milenar sistema de artesões. Nasce aí a empresa, que para avançar nos seus objetivos busca a cada dia mostrar a qualidade dos seus produtos através da mídia (marketing). Esta situação de necessidade da propaganda externa terminou por criar a necessidade da propaganda interna, isto é, dentro da própria empresa, buscando transformar trabalhadores em clientes. E clientes satisfeitos que possam expandir o nome da empresa através da sua própria satisfação. É isso que usualmente chama-se de endomarketing.

O Endomarketing é um reflexo positivo da forma como uma empresa encara sua comunicação interna, pois um funcionário bem informado sobre sua empresa é um vetor de expansão do seu marketing. As ferramentas do endomarketing são o treinamento e o desenvolvimento da comunicação interna e externa plena, a liderança visionaria, o fluxo de informações técnicas. Manuais técnicos e educativos também são instrumentos de endomarketing, bem como revistas com histórias em quadrinhos, jornal interno com a utilização de vários encartes, como, por exemplo, área de recursos humanos, projetos, produção e associação de funcionários. Pode ser utilizada, também, a versão do jornal de parede, cartazes motivacionais, informativos em forma de quebra-cabeça, sempre com o objetivo de passar novas informações para a equipe interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com