TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Fluxo De Caixa Num Ambiente Competitivo

Casos: A Importância Do Fluxo De Caixa Num Ambiente Competitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

 2.3.3 A importância do fluxo de caixa num ambiente competitivo

O fluxo de caixa pode ser entendido como uma ferramenta na gestão financeira capaz de identificar a necessidade da empresa em gerar receitas, ou seja, para que a empresa honre seus compromissos e responsabilidade em um determinado tempo se faz de grande relevância a utilização do mesmo, Podemos fazer a utilização do fluxo de caixa para prevermos uma posição da empresa futuramente, ou seja, não podemos esquecer também que, por se tratar de previsões as informações podem variar. O fluxo de Caixa constitui o movimento de entradas e saídas de caixa, bem como as variações no saldo dessa conta. Podemos dizer que a ferramenta fluxo de caixa é um instrumento utilizado com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e desembolsos financeiros da empresa em determinado momento.

2.3.1 A importância do orçamento mestre para a gestão

Pode-se entender orçamento mestre como sendo a combinação de uma série de distintas e interligadas sub-orçamentos onde os mesmos descrevem a produção de uma empresa e seus objetivos financeiros. Percebe-se que, o orçamento é uma necessidade para qualquer empresa, grande ou pequena. No entanto, quando uma empresa fica maior e vários orçamentos são criados por diferentes departamentos ou divisões, então pode ser difícil se manter a par de tudo.

Portanto o orçamento mestre deve adicionar todos os orçamentos juntos para obter uma linha de fundo. Ou seja, o orçamento mestre, por sua vez, é usado para determinar o total de receitas e despesas de uma organização e sua rentabilidade.

2.3.2 O quanto o conhecimento do Direito empresarial, junto as noções de atuária adquiridas pelo contador podem ajudar no exercício da profissão

O conhecimento do direito empresarial é de suma importância para o exercício da profissão contábil onde o mesmo embasa juridicamente muitos atos e fatos contábeis, tornando-se de extrema importância para os profissionais contábeis. Portanto, a contabilidade deve observar os conceitos desse ramo do direito, inicialmente na constituição da empresa, analisando a capacidade da pessoa física para exercer a função de empresário, a modalidade de empresa para qual vai explorar atividade econômica, orientando sobre a melhor modalidade de acordo com seu capital e suas pretensões.

Faz-se extrema importância o contador ter conhecimento da Atuaria, pois é fundamental para o exercício da profissão, onde o mesmo tem que conhecer a área de seguros e a área da atuária, pois torna-se comum ele ser chamado para dar opiniões sobre os riscos gerenciais e de gestão de riscos de negócios, fluxos financeiros, perdas de dinheiro e perdas patrimoniais, ou seja, assim como o atuário tem que criar um cenário projetado para avaliar a probabilidade de eventos que possam vir a acontecer em um determinado período de tempo, o contador também pode exercer por parte este papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com