TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.339 Palavras (26 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Grupo Carrefour

Fábio Moura de Figueiredo – RA 2209057

Luiz Felipe Batista de Melo – RA 2210108

João Pessoa – PB

2022


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. FUNDAMENTOS DE MARKETING 5

2.1 Análise SWOT 5

2.2 Segmentação de mercado 5

2.3 Composto de Marketing 6

2.4 Classificação dos produtos 6

2.5 Ciclo de vida dos produtos 6

2.6 Matriz BCG 7

2.7 Marca 8

2.8 Análise Organizacional – Grupo Carrefour 8

2.8.1 Análise SWOT – Grupo Carrefour 8

2.8.2 Análise dos Produtos – Grupo Carrefour 9

2.8.3 Análise Matriz BCG – Grupo Carrefour 10

2.8.4 Análise Retorno sobre o Investimento – Grupo Carrefour 10

3. CONTABILIDADE 11

3.1 Balanço Patrimonial 11

3.2 Demonstração do Resultado do Exercício 11

3.3 Demonstração dos Fluxos de Caixa 12

3.4 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 12

3.5 Análise Contábil – Grupo Carrefour 12

3.5.1 Análise Horizontal e Vertical do Balanço Patrimonial – Grupo Carrefour12

3.5.2 Análise Horizontal e Vertical da DRE – Grupo Carrefour 13

3.5.3 Liquidez Geral 13

3.5.4 Liquidez Imediata 14

3.5.5 Liquidez Seca 15

3.5.6 Liquidez Corrente 15

3.5.7 Composição do Endividamento 16

3.5.8 Indicadores de Rentabilidade 16

3.5.8.1 Giro do Ativo 17

3.5.8.2 Margem Líquida 17

3.5.8.3 Taxa de Retorno do Investimento 18

3.5.8.4 Taxa de Retorno do Patrimônio Líquido 18

3.5.9 Índice de Solvência Geral 19

4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 20

4.1 Análise Organizacional – Grupo Carrefour 20

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22

REFERÊNCIAS 23


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de verificar o perfil organizacional do Grupo Carrefour com base nos seguintes temas de pesquisa: Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Dinâmicas Interpessoais, os quais vem sendo desenvolvidos e estudados ao longo do curso. A justificativa para a companhia escolhida se deu pelo seu admirável destaque no ramo em que atua. Com isso, visar-se-á explanar quanto à gestão utilizada pela empresa, de modo a comprovar a importância de se valorizar o capital humano, tendo compromisso com a sociedade e o meio em que se está inserido, o que permite a companhia ser hoje líder isolado do seu segmento.

Para atrair, conquistar e fidelizar clientes, uma empresa precisa de um marketing de excelência e, para isso, compreender os fundamentos que cerceiam esse pilar tão importante dentro de uma organização faz toda a diferença. Segundo Oliveira (2012), as demandas atuais para o profissional de marketing exigem visão estratégica e capacidade de responder rápido aos movimentos do ambiente externo das organizações, isto é, a análise dos fatores tanto macro quanto microambiente deve ser constante. O que antes só acontecia na época de planejamento estratégico, hoje é uma atividade contínua e encontra-se a cargo do marketing.

Além deste, para que sejam tomadas decisões importantes e assertivas, é preciso ter uma base de informações que supra de forma satisfatória a exposição do cenário atual em que a empresa se encontra. Dentre os braços que auxiliam para isso, podemos trazer a contabilidade. Para Marion (2008), a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, coletando dados econômicos e mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem de maneira significativa para a tomada de decisão.

Por fim, a vida corporativa depende de pessoas, e um fator importante é a relação entre elas, ou seja, o relacionamento interpessoal. Para que a empresa esteja bem, as pessoas precisam estar bem, e se relacionando de igual forma. De acordo com Chiavenato (2010), o relacionamento interpessoal é uma variável do sistema de administração participativo, que representa o comportamento humano que gera o trabalho em equipe, participação das pessoas e a confiança.

Considerando a dimensão dos conceitos citados anteriormente, formar-se-á o presente relatório, buscando discorrer teoricamente sobre esses estudos, com metodologia de pesquisa qualitativa, explicativa. Se estendendo a um estudo de caso que teve como empresa escolhida o Grupo Carrefour, a fim de nortear um conhecimento prático.

O Grupo Carrefour foi fundado em 1959, na França. O comércio varejista inicialmente alimentício chegou ao Brasil em 1975, tendo sua primeira loja física na grande capital de São Paulo. Hoje, liderando a lista das maiores empresas varejistas brasileiras, segundo o Ranking Ibevar-FIA, possui faturamento anual de R$ 81,1 bilhões.

Ao longo de toda a pesquisa realizada, foi constatado que, além de todo o compromisso existente por parte da companhia para com seus integrantes, também há a preocupação notória na busca pelo atendimento às necessidades de seus stakeholders, buscando sempre inovações e processos de melhoria contínua.


  1. FUNDAMENTOS DE MARKETING

Na sociedade atual não há mais como se falar em mercado sem falar em marketing. Segundo Peter Drucker (1998 apud STANTON, 1980, p.27) “O marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, a sua finalidade não é vender, mas sim gerar valor para o cliente.

Para que o marketing seja executado de maneira eficaz, existe todo um estudo do ambiente por trás, ou seja, um diagnóstico, que é realizado para avaliar a situação atual da empresa. O diagnóstico é feito a partir de uma extensa coleta de dados, podendo estes ser adquiridos por meio de inúmeros métodos e técnicas, a exemplo da análise SWOT, pesquisa de mercado, composto de marketing, classificação e ciclo de vida do produto, matriz BCG, dentre outros, os quais serão abordados a seguir.

  1. Análise SWOT

A análise SWOT foi criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores de Harvard, para estudar a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (241.7 Kb)   docx (575.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com