TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança de Equipes

Por:   •  4/11/2022  •  Exam  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

Leia as páginas da reportagem, disponibilizadas abaixo, e retiradas da revista Você S/A de fevereiro de 2020 e a seguir responda as perguntas tomando por base esta leitura e o conteúdo do material didático referente aos tópicos 3 e 4. A reportagem na íntegra estará disponível na midiateca.

Boa prova!

  1. Extraia do texto e justifique 5 atitudes importantes que o líder deve ter para criar relacionamentos fortes.  No mínimo 10 linhas. (2,5 pontos)

Resposta: Um bom líder precisará das seguintes atitudes para ter um relacionamento forte, uma delas é conhecer seu time de verdade, para construir uma relação forte e confiável precisam ir além do lado profissional, buscando uma relação pessoal, diálogos sobre objetivos, algo constante em que ambos tenham uma convivência e entendimento. Neste mesmo seguimento outra atitude seria demonstrar vulnerabilidade, lideres que demonstram fraquezas, mostram que também são seres humanos que cometem erros, que não são seres perfeitos, e assim tende a tirar a tensão dos demais, criando um sentimento de igualdade e um ambiente mais seguro. Outro ponto que deve ser abordado é trabalhar a inteligência emocional, neste ponto o líder deve trabalhar com a observação, ler os sinais da outra pessoa, procurar analisar como ela esta no momento, procurar por sinais de tristeza, fraqueza, ou mesmo estresse, buscando conversar e entender os motivos pela qual ela esta agindo com aquele comportamento. Alinhar o discurso com à prática também é uma atitude para um líder, o mesmo deve sempre buscar agir de forma coerente, um líder que fala uma coisa e faz outra não transmite confiança, ele precisa entender seus próprios valores e objetivos e por em prática. E por último a atitude de conversar, muitos dos problemas que surgem ocorrem pela falta do diálogo, conversar é sempre a melhor forma de resolver conflitos e muitas vezes a forma de evitar os mesmos, antes que algo mais grave aconteça, e isso serve para todos, não somente aos lideres.

  1. Explique a importância da comunicação para fomentar a confiança. No mínimo 10 linhas. (2,5 pontos)

Resposta: A comunicação é muito importante para estabelecer uma relação de confiança, principalmente em um ambiente de trabalho. Com diálogos claros e objetivos a sensação de segurança aumenta, para isso um líder precisa ter claro para si as metas e objetivos que devem ser atingidos, não sendo um gestor que passa orientações confusas, criando um ambiente inseguro. Um líder deve demonstrar empatia e vulnerabilidade, criando laços através do diálogo, investir sempre na comunicação ainda mais quando se trata de uma comunicação transparente, entender os objetivos da equipe e as dificuldades individuais de cada membro da empresa por meio da comunicação, que é fundamental para se construir uma relação de confiança entre o grupo e o líder, portanto sem um bom diálogo entre líder e seus colaboradores, tem por finalidade ser prejudicial à organização como também aos seus funcionários.

  1. Toda a administração moderna está baseada na formação e no desenvolvimento das equipes? Você concorda ou discorda desta afirmação? Justifique. No mínimo 10 linhas. (2,5 pontos)

Resposta: Concordo. As organizações precisam de alguém para gerenciar, um líder que tenha uma responsabilidade estratégica de posicionar a empresa e as pessoas que formam a organização frente ao mercado competitivo. Cabe à liderança definir ações específicas, e atuar de forma harmoniosa, quanto mais à equipe estiver trabalhando de forma harmônica, maior é a possibilidade de essa organização crescer, essa realidade se passa por que estamos cada vez mais expandindo, e esse aumento se da pela procura de qualidade e da produtividade nas organizações, tanto nas indústrias como na de prestação de serviços. Então uma administração que se preocupa com o futuro de sua organização no mercado de competitivo, precisa investir em uma equipe que tem um diferencial, uma equipe bem treinada com objetivos claros, e que tenha um bom líder à frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (994.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com