TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Margarina Qualy

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

O mix de marketing possui quatro componentes para estruturar as estratégias de vendas, dentre eles podemos destacar a promoção, que nada tem haver com a ideia de vender por um preço abaixo dos concorrentes, o significado de promoção é o ato de promover, divulgar a ideia ou produto para que o consumidor saiba de sua existência e desperte o interesse em adquiri-lo. A propaganda é um meio de promover um produto, uma marca ou uma ideia com a capacidade de atrair clientes.

A margarina Qualy faz parte de uma das maiores companhias de alimento do mundo a BRF, presente em mais de 150 países, que detém marcas como a Sadia e Perdigão. Em 1991, foi lançado o primeiro comercial da margarina Qualy, o comercial era em formato de novela, onde cada propaganda era um episódio que contava a história do casal Marina e Marcelo desde o dia que se conheceram até a chegada do primeiro filho. Nos anos 90 as novelas conquistavam o publico devido à inclusão de temas de relevância social, a Rainha da Sucata (1990) da Rede Globo e Pantanal (1990) da extinta TV manchete são bons exemplos.

A internet não era de fácil acesso, apenas no final de 1994 a Embratel iniciou seu serviço de acesso à internet em caráter experimental, devido a esse fato é constante a presença de jornais impresso nas cenas dos comerciais da margarina.  Na A marca foca na família, na mesa reunida para fazer a primeira refeição do dia, o café da manhã, nota-se que o principal uso da margarina era em pães e torradas, não tinha o incentivo do seu uso culinário na preparação de receitas.

A sociedade da época em especial os jovens, quebravam vários tabus, absorviam influencia estrangeira seja em musica ou costume. A mulher no mercado de trabalho, o corte de cabelo feminino e o tipo de vestimenta exemplificam a figura feminina como destaque nas escolhas pessoais e dos produtos consumidos pela família.

A propaganda da margarina Qualy de 1991 tem uma musica suave e tranquila, lançou um novo modelo de embalagem plástica e retangular, já que ate a presente data muitas embalagens eram de metal e redonda.

Durante muitos anos as propagandas se consolidaram no formato de novela, em 2008 contou a história do garoto Rui que em vários episódios mostrou como ele ajudou o pai a namorar e casa com a vizinha, nas propagandas seguintes o garoto já adolescente tem a margarina Qualy como expectadora nas suas paqueras, em 2010 a propaganda foi inversa, pois contou em alguns episódios a historia de uma mãe solteira com um filho e suas aventuras amorosas.

A Qualy continua em 2018 com as propagandas em formato de novela, porém devido a influencia da internet, o que era um ato de promover um produto se tornou em web serie no Youtube, apesar do foco na família a redor da mesa tomando o café da manhã ainda ser o plano de fundo da propaganda, a influência digital é presente.

O canal da Qualy no Youtube mostra o making off de cada episódio intitulado #avidamaisqualy , que conta a história da família de Carlos Alberto e Raquel pais de dois filhos adolescentes Junior e Marina, Junior o filho mais velho foi estudar em outra cidade, com um quarto vazio em casa ela resolveu anunciar o aluguel das diárias em um aplicativo, recebendo vários hospedes famosos, em cada episodio as características singulares de cada hospede contribuem para um propaganda animada, com uma musica com uma batida forte e alegre, percebemos que a família diminuiu junto com a mesa do café da manhã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com