TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do SAC no Brasil

Trabalho acadêmico: A Origem do SAC no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

O SAC será a representação da empresa junto aos seus clientes ou a representação dos leitores junto à sua empresa? Questões como esta devem ser analisadas não só na hora de criar um SAC como em todo o processo de atendimento,pois ouvir e atender os clientes é um bom caminho para fortalecer a marca de uma empresa no mercado.

A montagem de um eficiente SAC deve passar pelo crivo de várias áreas da empresa, para facilitar este árduo e cansativo trabalho e vencer etapas já percorridas por outras empresas e com significativos ganhos de tempo.

O CAAJ (Central Atlas de Apoio ao Jornaleiro) atuará de forma efetiva, transparente e com seriedade junto às empresas de mídia impressa, em busca de soluções concretas junto aos nossos clientes jornaleiros de seus principais problemas, procurando estreitar a relação entre ambas .

Em busca de entendermos melhor como funciona o mercado de distribuição de jornais nas próximas páginas iremos expor o que o nosso grupo pesquisou até o momento sobre os Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC).Até mesmo porque, se estamos entrando em um ramo, que enfrenta problemas de distribuição, de cobrança, de relacionamento, dentre outros já descritos acima, temos que conhecermos bem os clientes, suas principais dificuldades em relação aos seus fornecedores e principalmente os concorrentes.Para isso contaremos a origem do SAC no Brasil e como as empresas que saíram na frente com este atendimento ficaram mais tranquilas em relação aos impactos de novas legislações e planos econômicos.

Esperamos, portanto deixarmos claro porque o CAAJ (Central Atlas de Apoio ao Jornaleiro) será uma solução aos demais serviços que se apresentam como empresas destinadas a solucionarem as dificuldades e os problemas de seus clientes e pouco fazem efetivamente no primeiro contato.Ao fim definimos como o SAC vai informar aos clientes sobre o PROJETO VAI VEM DO BEM e sua proposta de reciclagem para gerar riquezas e bem feitorias através de um simples ato,juntando todo na sustentabilidade que o projeto vai beneficiar.

A Origem do SAC no Brasil

A origem do SAC no Brasil revela uma visão da tendência do mercado em incorporar o cliente como elemento fundamental de sedimentação de uma marca. Abrir um espaço ou um canal de atendimento significativa e ainda significa, antecipar o conhecimento de pontos de desgastes nas relações com o cliente,bem como construir gratuitamente indicadores de hábitos do cliente,conhecer os desgastes nas relações com o cliente entre outros benefícios. As empresas que vinham trabalhando com o atendimento ao cliente ficaram mais tranquilas quanto aos impactos das novas legislações e planos econômicos ao longo dos anos.

A expansão deste tipo de atendimento ao cliente representou uma resposta a demanda mais exigente de cliente e seus direitos. Acrescenta-se ao contexto a busca pela qualidade por meio de normas técnicas e certificações que incluíram o cliente como indicador estatístico essencial para construção da qualidade de produtos e empresas;

(Manual de serviço de atendimento ao cliente Sebrae 2007 )

1. Como Editar um Jornal Impresso

Agora iremos explicar como se editada um jornal impresso, começaremos explicando que a equipe de um jornal é formada por vários profissionais que são: os repórteres, os redatores, os editores, os colunistas, os fotógrafos, os ilustradores, os impressores, dentre outros que juntos formam uma empresa jornalística.

Cada um desses profissionais possui uma importância fundamental dentro de uma empresa jornalística. Juntos organizam as notícias que serão publicadas nos jornais impressos. Abaixo descrevemos o que faz cada profissional:

ºO Repórter é o profissional que recolhe informações e notícias de qualquer natureza;

ºO Redator é o profissional que escreve o jornal;

ºO Editor é o profissional que prepara a apresentação gráfica da notícia em um jornal separando-as por assunto.

ºO Colunista é o profissional que comenta uma notícia e tem sob sua responsabilidade uma seção que pode ser de arte, literatura, política, economia, notas sociais, dentre outras;

ºO Fotógrafo é o profissional que tira fotos e as envia para um jornal;

ºO Ilustrador é o profissional que esclarece ou enfatiza uma notícia dentro de um jornal

ºO Impressor é o profissional que imprime a notícia dentro de um jornal.

Agora que sabemos o que cadê profissional faz dentro de uma empresa de mídia escrita, vamos conhecer como ele é produzido, segundo a empresa Diário do Grande ABC.

Para ficar mais organizado, o jornal é dividido por assuntos (as editorias). No Diário, há cadernos diários e semanais. Os trabalhos começam com uma reunião, onde serão discutidas as notícias do que fazem parte da pauta do dia.

Os encontros acontecem três vezes ao dia, servindo para acompanhar as mudanças das notícias até o fechamento do jornal (horário em que termina o trabalho). Dentro dessas reuniões os jornalistas que são responsáveis pela

elaboração da Primeira Página do jornal definem quais serão as manchetes e a principal reportagem do dia de outros destaques. Essa página é como um índice resumido, com os assuntos mais relevantes.Após a definição dos assuntos, a equipe se divide para fazer as reportagens. Cada jornalista faz pesquisas e entrevistas para escrever o texto.

Na redação, outros profissionais atuam em outras etapas do jornal. Cartunistas criam os quadrinhos, redatores preparam infográficos (textos com imagens), especialistas escrevem artigos. Os textos são então enviados ao editor e aos redatores, que leem a reportagem e fazem ajustes (cortes de textos) e correções. Eles ajudam a dar o título, escolher a foto e definir qual o tamanho que a notícia ocupará na página. Com os textos e as imagens prontos, chega à hora de montar as páginas: decidir tamanho das fotos, por exemplo. O desenho da página é como um quebra-cabeça, que é montado pelo diagramador.

Depois que o jornal está montado no computador, é hora de enviá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com