TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

Seminário: A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Seminário  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

“A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL - A AÇÃO DOS JESUITAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRA REFORMA CATÓLICA”

Para entender melhor a ação dos jesuítas na educação escolar do Brasil, é importante saber o que antecedeu esse acontecimento.

No início do século XVI, na Alemanha, deu-se início a Reforma Protestante. Um movimento de caráter religioso, que marcou a passagem do mundo medieval para o mundo moderno.

O texto “O justo viverá pela fé”- Romanos 1:17, foi fundamental para que surgisse a Reforma Protestante. Podemos dizer que alguns fatores contribuíram para que acontecesse a Reforma.

• Os conflitos políticos entre autoridades da Igreja Católica e governantes das monarquias europeias, que desejavam para si o poder espiritual e ideológico.

• O mundo não se limitava mais á Europa, o que trouxe grandes descobertas.

• O autoritarismo da Igreja Católica Romana era insustentável. Era contrária aos anseios espirituais do povo, o qual desejava uma religião que modificasse suas vidas com satisfação e prática.

O inicio da Reforma por Lutero

Martinho Lutero, monge agostiniano alemão (1483/1546), que através de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, que propôs uma reforma no catolicismo.

João Calvino (1509/1564), na Suíça, partia da salvação pela fé como Lutero. A Suíça já conhecia o movimento reformista através de Ulrich Zwinglio, que era: o homem seria uma criatura miserável, cheia de pecados e somente a fé poderia salvá-lo.

REAÇÃO DA IGREJA CATÓLIA ROMANA – A CONTA REFORMA

A fim de impedir a contaminação pelo protestantismo, a Igreja Católica criou um conjunto de medidas defensivas e ofensivas. Realizou então, o Concílio de Trento, que resultou no inicio da contra reforma ou Reforma Católica, na qual os jesuítas tiveram a partir daí um papel importante, criando assim a Companhia de Jesus, que tinha como objetivo catequizar, devido a Reforma Protestante.

Esta ordem religiosa foi fundada em 1534, logo após a Reforma Protestante, que previa barrar o avanço do protestantismo no mundo.

Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, com a expedição de Tomé de Souza, inaugurando uma fase que deixaria marcas profundas na cultura e civilização do país. Movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil.

Embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, escrever e contar, a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundária, reconhecida por sua qualidade.

O mais conhecido foi José de Anchieta. No Brasil, os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Os jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marques de Pombal. No momento da expulsão, os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários.

Apesar desse episódio, a herança religiosa dos jesuítas ainda se encontra manifesta em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com