TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da educação escolar no Brasil a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contra- Reforma Católica

Artigo: A origem da educação escolar no Brasil a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contra- Reforma Católica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

A origem da educação escolar no Brasil a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contra- Reforma Católica

Com a segregação das Igrejas Romana e Ortodoxa no século XVI, houve a quebra do poder cristão e a disseminação da doutrina protestante, inspirados por Lutero e Calvino. Esse movimento não foi motivado apenas por motivos religiosos, mas sim, pelos interesses econômicos, políticos e sociais da época. Lutero recebeu apoio dos nobres, que tinham interesse nos bens do clero, e Calvino recebeu apoio da burguesia que tinham interesse em formar monarquias.

Com a expansão da crença protestante a Igreja Católica manifestou-se com o movimento da Contra- Reforma, tentando recuperar todo o poder perdido. Neste período foi proibido a publicação de obras contrarias a doutrina católica, restabelecendo o tribunal da inquisição, perseguindo e condenando tudo e todos que iam contra os ideais da fé católica. Esse movimento se destacou mais em países como Portugal e Espanha.

Por volta de 1549, os jesuítas chegaram ao Brasil. Eles tentavam a pacificação dos índios e entravam em confronto com os colonos que viam os índios como mão- de- obra barata e abundante. Com a ajuda de Manuel de Nobrega os missionários fundaram na cidade de Salvador a “escola de ler e escrever”- O Colégio dos Meninos de Jesus em 1554. A partir dai varias escolas e seminários foram criados e se espalharam por todo Brasil próximos aos centros urbanos (os sertões), eram conhecidos como missões ou reduções. Com o tempo se tornaram grandes núcleos auto- suficientes graças a educação/ disciplina dos religiosos aos nativos . Os jesuítas implantaram aos indígenas uma rígida e longa catequese, além de dominar o controle da fé e da moral. Sendo assim a origem da educação no brasil pelos jesuítas tinha um caráter público seus ideais se baseavam em um ensino onde: Ler, Escrever, Contar, Cantar e Falar o Português eram características essenciais. Porém o grande interesse dos colonos em mão- de- obra resultou na destruição da maioria dessas missões não só no Brasil como em Portugal, isso aconteceu por volta de 1759, sob liderança de Marquês de Pombal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com