TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFORMAÇÃO DA PETROBRÁS NA 1ª GRANDE MULTINACIONAL BRASILEIRA

Exames: A TRANSFORMAÇÃO DA PETROBRÁS NA 1ª GRANDE MULTINACIONAL BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  3.731 Palavras (15 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 15

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria dos Jogos, Operações e Logísticas, Administração da Produção.

Prof.: Marco Roberto Marques, Gislaine Bartolomei Fregoneze, Luíz Antônio Gabriel.

BELO HORIZONTE

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................... 03

2 RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES

2.1 Administração da Produção.............................................................. 05

2.2 Operação e Logística......................................................................... 12

2.3 Teoria dos Jogos................................................................................ 14

3 CONCLUSÃO ..................................................................................... 20

REFERÊNCIAS ..................................................................................... 21

1 INTRODUÇÃO

Em uma economia globalizada em busca de excelência, encontramos algumas realidades, com as quais as organizações buscam sua sobrevivência. As muitas transformações ocorridas no mercado mundial relacionadas à globalização e ao desenvolvimento de novas tecnologias têm exigido das empresas ações cada vez mais urgentes e eficientes na busca por um posicionamento mais competitivo e aprimoramento dos processos, voltadas ao atendimento das necessidades do mercado.

Este trabalho aborda alguns itens do assunto “TQM” (Total Quality Management), a sua utilização é variada e abrangente, tendo como objetivo apresentar uma pesquisa e fundamentação da gestão da qualidade

Assim como a TQM, aborda também uma eficiente dinâmica chamada “A Teoria de Jogos” que representa uma forma de modelar problemas que envolvem dois ou mais “tomadores de decisão”. Não se trata, portanto, de prescrições de como jogar um jogo e sim de mecanismos de análise de conflitos de interesse.

Ela se originou ao final da Segunda Guerra Mundial, como um ramo da matemática aplicada.

Na verdade, a humanidade tem se ocupado com jogos ao longo de toda a sua história, embora as ferramentas de análise e a formalização dos processos envolvidos tenham sido propostas tão recentemente.

Um aspecto marcante da teoria de jogos é que inferências lógicas extremamente complexas podem ser expressas rigorosamente, com um mínimo de sofisticação matemática.

E por fim, a “Operação e Logística” onde busca apresentar a função de “operações” ou “produção’ na empresa, sua gestão interna de processos até a entrega ao ponto de demanda do produto ou de um serviço assim chegando ao objetivo de finalizar o trabalho de modo rápido, eficiente, sem erros e a um custo baixo.

Com certeza, essas foram as principais ferramentas imprescindíveis para que a Petrobrás fosse capaz de reestruturar a companhia a fim de ter uma visão clara de seu desempenho obtendo resultados organizacionais passando por um processo de melhoria contínua e ter um resultado ainda mais eficaz em toda sua área.

2 RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES

2.1 Administração da Produção

2.1.1 Total Quality Management - TQM

2.1.1.1 Conceito

Conhecida como a gestão da qualidade total, a TQM se baseia numa estratégia de administração para orientação da criação da consciência da qualidade em todos os processos da organização.

2.1.1.2 Origem

Com o desenvolvimento da indústria de produção em massa, aumentaram-se também as necessidades de controle sobre a produção. Se partirmos da premissa de que o objetivo principal de uma empresa é a sua sobrevivência, a TQM vai ao encontro desse objetivo através da satisfação das pessoas, por essa razão tem forte tem sido amplamente utilizada por todas as organizações. A utilização da TQM se faz necessário, uma vez que o gerenciamento da qualidade aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, aumenta a produtividade, reduz os custos internos, melhora a imagem e os processos de modo contínuo e possibilita acesso mais fácil a novos mercados.

2.1.1.3 Razões para o forte impacto da TQM nos setores industriais

Se partirmos da premissa de que o objetivo principal de uma empresa é a sua sobrevivência, a TQM vai ao encontro desse objetivo através da satisfação das pessoas, por essa razão tem forte tem sido amplamente utilizada por todas as organizações. A utilização da TQM se faz necessário, uma vez que o gerenciamento da qualidade aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, aumenta a produtividade, reduz os custos internos, melhora a imagem e os processos de modo contínuo e possibilita acesso mais fácil a novos mercados.

2.1.1.4 Assuntos que a TQM se preocupa

A TQM é mais bem entendida como uma filosofia de como tratar a administração da qualidade. É um modo de agir e pensar a produção, que se preocupa particularmente com os seguintes assuntos:

• Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores;

• Inclusão de todas as partes da organização;

• Exame de todos os custos relacionados com a qualidade;

• Fazer "as coisas certas da primeira vez", por exemplo, enfatizando a construção da qualidade desde o design, em vez de apenas inspecionar;

• Desenvolvimento de sistema e procedimentos que apóiem a qualidade e melhoria;

• Desenvolvimento de um processo de melhoria continua.

2.1.1.5 Sistemas de Qualidade

A TQM proporciona instrumentos necessários para assegurar que os requisitos e atividades especificados sejam acompanhados e verificados de uma maneira planejada, sistemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com