TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Visionária De Filion

Artigos Científicos: A Teoria Visionária De Filion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  1.283 Visualizações

A teoria visionária de Filion explica como surge a idéia para um novo negócio, as condições nas quais nasce essa idéia e os processos de criação da mesma.

Filion apresenta três categorias de visões: emergentes, central e complementares, que reagem entre si de forma intensa e constante.

“Para evoluir de uma categoria para outra, o empreendedor precisa de um alto nível de articulação pessoal, coerência e tenacidade, todos eles importantes fatores para o sucesso ou o fracasso de sua estratégia” (FILION, 1993).

Visões Emergentes são as idéias ou conceitos de produtos e serviços imaginados pelo empreendedor formando um grupo de possibilidades de negócios, do qual o empreendedor escolherá uma entre tantas e a mesma progredirá para a visão central. Novas visões emergentes poderão surgir sendo as mesmas anexadas à visão central.

Visão central é o resultado de uma ou mais visões emergentes, ou seja, de uma ou mais idéias empreendedoras. A visão central divide-se entre:

Visão externa: projeção no futuro do lugar o qual o empreendedor pretende ocupar no mercado.

Visão interna: define o tipo de organização que o empreendedor precisa montar para ocupar no mercado o lugar que almeja: visão externa. Uma complementa a outra, devendo as mesmas ser claras, coerentes e confiáveis, sob a pena de insucesso da visão central.

Visões complementares são visões de apoio à visão central. As visões complementares encerram habilidade de comunicação, conhecimento no campo de atuação e liderança.

“O desenvolvimento de uma visão exige, desde o início, que certas condições sejam satisfeitas e certos passos sejam dados”.(Filion 1999)

Fonte: http://pt.shvoong.com/business-management/entrepreneurship/2234063-teoria-vision%C3%A1ria-filion/#ixzz2h5A1z4Rx

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com