TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Visionária de Filion

Projeto de pesquisa: A Teoria Visionária de Filion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado possui como meta principal a elaboração de um Plano de Negócios, para demonstrar a viabilidade do ingresso de mais uma empresa de consultoria empresarial no mercado.

A pesquisa se faz importante neste trabalho, pois demonstra claramente a necessidade de um plano de negócios antes da abertura, para garantir a sua viabilidade e sustentabilidade, por meio de uma profunda análise dos ambientes externos e internos da empresa. A partir da pesquisa de mercado, constatamos a existência de deficiências na prestação de serviços no ramo de consultoria empresarial, desta forma, identificamos uma oportunidade de atuação.

O método de pesquisa utilizado conforme Vergara (2007, p.47) foi: Quanto aos fins e quanto aos meios.

Quanto aos fins:

a) Descritiva: um dos principais fatores que levaram a Consult Soluções a introduzir-se no ramo varejista, foi o fato de defasagem com foco neste mercado, havendo muitas empresas com dificuldades e necessitando de nossos serviços, por isso, efetuamos a necessidade de nossos serviços.

b) Metodológica: é o estudo que se refere a instrumento de captação ou manipulação da realidade. Está, portanto, associada a caminhos, formas, maneiras, procedimentos para atingir determinado fim.

Quanto aos meios

a) Campo: citação é a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Para sabermos a real necessidade de uma consultoria empresarial, foram aplicados questionários para entender o ramo varejista.

b) Bibliográfica: utilizamos livros e materiais de redes eletrônicas para coletarmos as informações relevantes.

Nosso projeto está embasado na abordagem quantitativa, pois procura estudar as percepções dos clientes em potencial, para desta forma, explorar o ponto certo no mercado em que se vai ativar, uma forma de aproveitar muito bem essa abordagem, é possibilitando descobertas de semelhanças encontradas, facilitando o crescimento do negócio.

2. PLANO DE NEGÓCIOS

Quando falamos em empreendedorismo, automaticamente lembramo-nos de plano de negócios (business plan), pois todo empreendedor precisa, necessariamente, saber planejar. Além disso, há outras habilidades a serem desenvolvidas, tais como: Ser visionário, saber tomar decisões, ser determinado, saber explorar as oportunidades, saber fazer a diferença, enfim existem inúmeros adjetivos para empreendedores.

Segundo Dornelas (2005, p.39)

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades e a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso.

O empreendedor é aquele que visualiza uma oportunidade e a transforma em um negócio de sucesso, capitalizando sobre este ensejo. Obviamente, ele assume riscos, porém, calculados.

A grande maioria não sabe por que se tornaram empreendedores, isso acaba acontecendo por fatores externos, aptidões pessoais e inúmeras outras variáveis.

Contudo Kirzner (1973 apud DORNELAS, 2005, p. 39) tem uma abordagem diferente. Para ele, empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em ambientes de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.

Ser Empreendedor significa, especialmente, ter a capacidade de enxergar novas oportunidades, pôr em prática idéias próprias com diferenciais inovadores e ter como objetivo uma busca incansável por inovação.

Ciente que o empreendedor deve saber planejar, ele utiliza-se de uma ferramenta que está diretamente ligada ao processo empreendedor, conhecida co mo Plano de Negócios (Business Plan).

Uma vez decidida à instituição de uma empresa, a principal atitude a ser tomada é a definição, por escrito, das principais variedades do negócio. A elaboração de um plano de negócios é fundamental para a busca de recursos, mas principalmente, como forma de sistematizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente antes de se lançar em um mercado competitivo.

O plano de negócios é um roteiro necessário para organizar e auxiliar os passos presentes e futuros da empresa.

Segundo Dornelas (2005, p. 98), “o plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.”

Com o Business Plan bem montado, o empreendedor é capaz de gerenciar e tornar mais eficaz a empresa, monitorar o dia-a-dia, tomar decisões mais acertadas, conseguir financiamentos e recursos junto a bancos e grupos de investidores, identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo.

O plano de negócios também é utilizado para responder a questões importantes relativas ao mesmo, antes de seu lançamento. Não é incomum que haja mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia quando se iniciam os trabalhos de pesquisa e análise das suposições inicias para montagem do plano. É justamente aí que reside o seu valor, é mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que quando o empreendimento já está feito.

Segundo Bangs (2002, p.19), “plano de negócios é um instrumento operacional que, se usado de uma forma apropriada, irá auxiliá-lo a gerenciar seu negócio e a trabalhar efetivamente para o seu sucesso.”

Para que o Plano de negócios possa ser utilizado como uma ferramenta de gestão, é importante que o teor contido no Plano seja repassado para todos, a fim de que possam contribuir com a melhoria constante da organização.

Ao idealizarmos a Consult Soluções, uma das primeiras habilidades que deveremos possuir é a capacidade empreendedora, para assim podermos desenvolver um plano de negócios, que possibilite servir como base para toda e qualquer tipo de tomada de decisão. Isto posto, descrevemos todo o plano voltado para a área de consultoria empresarial, para orientar nossos caminhos futuros.

2.1. ANÁLISE ESTRATÉGICA

A Análise Estratégica é o ponto inicial para o desenvolvimento da abordagem que será utilizada com o objetivo de fazer com que a empresa embrenhe-se e permaneça no mercado, visando o presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com