TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aparência da contabilidade

Resenha: A aparência da contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Quando falamos de contabilidade logo vem a nossa cabeça uma idéia de algo completamente complicado como “um bicho de sete cabeças”. Mas vendo isso mais de perto percebe-se que não é bem assim, emuitas pessoas a aplicam em seu dia a dia e nem se dão conta disso.

Seu objetivo de estudo é o patrimônio e o seu campo de aplicações as entidades econômico-administrativas, assim chamadas àquelas que,para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica necessário a seus fins.

Osurgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente asvariações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultara qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

O homem primitivo, já praticava uma contabilidade rudimentar ao contar seus instrumentos de caça e pesca eseus rebanhos.

Mas foi na Mesopotâmia, que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais. O homem começava registrar o seu patrimônio, era a origem do diário.

Os séculos passam surgem novascivilizações, a agricultura floresceu, e com ela um povo que deixou seu legado ate os dias de hoje, os egípcios. O papiro colhido as margens do Rio Nilo, onde os escribas registravam os movimentos,eram os primeiros livros contábeis.

Logo após vieram os Fenícios, que navegavam pelo mediterrâneo expandindo sua rede de comercio, foram eles os primeiros a desenvolver as trocas em bases monetárias, esimplificaram os registros por símbolos.

Da península itálica vieram os romanos, nascia o maior e mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda a Europa, norte da áfrica e... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com