TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A curva ABC ou 80-20

Artigo: A curva ABC ou 80-20. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

Curva ABC

A curva ABC ou 80-20, é baseada na teoria do economista Vilfredo Pareto, na Itália, no século XIX, em um estudo ele analisou sobre as rendas e riquezas sendo de uma pequena parcela da população, 20%, maior parte da riqueza concentrava, 80% conforme Pinto (2002).

Baseada no princípio de Pareto, a importância dos materiais, baseada e, suas quantidades utilizadas e no seu valor, podem também serem utilizada para classificar clientes em relação ao volume de compras ou à lucratividade proporcionada, conforme Pinto (2002).

À respeito da análise de clientes, a curva ABC analisa a dependência ou o risco face a um cliente ou para que tipo de cliente a organização deve focar. Consiste em organizar os clientes de forma decrescente de sua contribuição para a empresa, para poder dar um grau de segmentação de dependência sobre os critérios a definir.

Segundo Pinto (2002), numa organização, a curva ABC é utilizada para o controle de estoques, também pode ser utilizadas para definições políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, programação de produção, etc.

Para uma administração de estoques, por exemplo, um administrador usa como parâmetro um método que informa sobre a necessidade de aquisição de itens - mercadorias ou matérias-primas - que são essenciais para controlar o estoque.

Os resultados obtidos em uma avaliação da curva ABC, percebe-se um constante giro de itens no estoque, a organização e o nível de lucratividade e o grau de representação no faturamento.

Os investimentos nos recursos financeiros e na aquisição do estoque, poderão definir uma análise da aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. (PINTO,2002,p.142).

A técnica ABC

Uma análise ABC consiste na separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda, se tratando de produtos acabados ou valor de consumo quando se trata de produtos em processo ou matérias-primas e insumos.

Segunda Dias (1995), como resultado de um típica classificação ABC surgirão grupos divididos em três classes:

a) Classe A: Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração.

b) Classe B: Grupo de itens em situação intermediária entres as classes A e C.

c) Grupo de itens menos importantes que justificam pouca atenção por parte da administração. (DIAS, 1995,p.86).

Uma maneira típica de estoque apresenta uma configuração na qual 20% dos itens são considerados A no qual respondem no valor de 65% da demanda ou consumo. O item B representam 30% do total do número de itens e 25% do valor de demanda ou consumo. O item C 50% representa o número total de itens e 10% do valor ou consumo da demanda.

Uma análise ABC deve refletir obrigatoriamente a dificuldade do controle de cada item e o impacto sobre os custos e a rentabilidade, que de certa maneira varia de empresa para empresa. A análise ABC deve ser usualmente ilustrada através do valor de consumo, este é apenas um de muitos critérios que podem afetar a classificação de um item.

Alguns fatores que afetam a importância de um item que podem ser utilizados como critérios qualificadores numa análise ABC, conforme Dias (1995).

a) Cuidados de armazenagem para um item.

b) Custos de falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com