TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da certificação

Resenha: A importância da certificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  192 Visualizações

A importância da certificação

A certificação de produtos tem se tornado cada vez mais uma imposição do mercado atual, resultado das exigências dos consumidores que visam qualidade e preço justo.

A certificação de conformidade é a demonstração formal de que um produto, devidamente identificado, atende aos requisitos de normas ou regulamentos técnicos específicos e podem ser do tipo voluntárias ou compulsórias, a compulsória é condição obrigatória, e sem ela, o produto não tem permissão para ser comercializado. É regulamentada por lei ou portaria, dá prioridade às questões de segurança, saúde e meio ambiente e obriga a colocação de uma identificação da conformidade à certificação (Selo de identificação). A voluntária é de ação espontânea, não possui qualquer regulamentação de órgão oficial, mas pode ser um diferencial perante a competitividade do mercado exigente. Como exemplo, podemos citar as certificações de sistema de gestão de qualidade e de gestão ambiental.

Vantagens

A certificação interessa ao fabricante, ao consumidor e ao governo.

 Ao fabricante, ela permite evidenciar uma garantia relativa à qualidade do produto que fabrica, assegurada por uma entidade independente. Para o consumidor, permite obter informação imparcial sobre o produto, melhora o critério de escolha e facilita a decisão de compra, assegurando a conformidade dos produtos a padrões da qualidade estabelecidos por normas ou outros documentos normativos.

 Ao governo, serve como mecanismo regulador da circulação de determinados produtos que afetam a saúde e segurança do consumidor e o meio ambiente.

Do meu ponto de vista o governo tem como objetivo fiscalizar as empresas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com